“… assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele.” (Efésios 1:4)
Como entender a mente de Deus? Responder daonde viemos e para onde iremos pode parecer uma resposta subjetiva ou relativa, mas não é! Na continuação deste texto de Efésios, Paulo fala da “…riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade…” (Efésios 1:7-9) e na primeira carta aos Coríntios ele diz que o que Deus tem preparado para aqueles que o amam, “Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.” (1 Coríntios 2:10) e depois diz “Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1 Coríntios 2:16). A vontade de Deus foi sim revelada a nós de forma clara e explícita. Não é merito de nenhum homem. Não é sabedoria humana. Não é uma descoberta no campo filosófico. São verdades reveladas pelo prório Deus através de Jesus e do Espírito Santo! Verdades que mudam nossas vidas, verdades que trazem respostas e esclarecem o propósito da vida.
O mundo não havia sido criado e Jesus, em sua eterna existência, com toda sua sabedoria, soberania e majestade tinha um plano em mente: uma família de muitos filhos semelhantes a Ele para a glória de Deus Pai! Não existe acaso na criação, existe um Deus bom que nos escolheu com uma finalidade. O propósito de Deus é eterno e existe antes da fundação do mundo: uma família, porque Ele quer unidade; muitos filhos, porque Ele quer quantidade; semelhantes a Jesus, porque Ele quer qualidade. Fomos chamados, escolhidos pelo próprio Deus para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele!
“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.” (Gênesis 1:26).
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:28-29)
“Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.” (Efésios 4:13)
Não conseguimos ter a dimensão desse amor!