Dt 14 – 17
Dt 17: 13 – “Para que todo o povo o ouça, tema e jamais se ensoberbeça.”
“Guarda-te não haja pensamento vil no teu coração, nem digas: Está próximo o sétimo ano, o ano da remissão, de sorte que os teus olhos sejam malignos para com teu irmão pobre, e não lhe dês nada, e ele clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado. Livremente, lhe darás, e não seja maligno o teu coração, quando lho deres; pois, por isso, te abençoará o Senhor, teu Deus, em toda a tua obra e em tudo o que empreenderes.” (Dt 15: 9 – 10)
Deus revela duas características que o discípulo tem que ter. A primeira é não ser ansioso, pois o Senhor já adianta o pensamento mau do homem, suas preocupações, mas Deus não quer que sejamos inquietos com o dia de amanhã, o sustento vem dEle, temos que descansar nEle. O segundo é o princípio de dar, pois uma vez liberto da ansiedade, o discípulo está pronto para dar e abençoar o necessitado, pois é mandamento de Deus. Essa lei, quando cumprida permite que a benção do Senhor venha, é promessa de Deus.
“Também, quando se assentar no trono do seu reino, escreverá para si um traslado desta lei num livro, do que está diante dos levitas sacerdotes. E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o Senhor, seu Deus, a gim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir. Isto fará para que o seu coração não se eleve sobre os seus irmãos e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; de sorte que prolongue os dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel.” (Dt 17: 18 – 20)
Deus continua falando a importância de guardar os estatutos e mais uma vez dá dicas práticas de como o fazer: ler a lei do Senhor todos os dias. Para que não haja soberba, mas haja temor, para que a glória do Senhor seja reconhecida sempre. A promessa para o rei que guardar os mandamentos de Deus é que os dias do seu reino sejam prolongados.
Há muitas leis e promessas na palavra de Deus. O desejo de Deus está em que nós permaneçamos nos seus caminhos. E o nosso coração está em saber que já recebemos a maior benção: a vida de Cristo em nós, que nos justificou, nos santifica e nos glorificará. Só Jesus salva!
“ Não digas, pois em teu coração: a minha força e o poder do meu braço me adquiriram riquezas, antes te lembrarás do Senhor, teu Deus, pois e Ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar sua aliança… “ Dt 8:17
“… tu porém, mediante a fé estais firme. Não te ensoberbeças, mas teme” Rm 11:20
A fé é o que nos mantêm firmes. Não podemos esquecer que tudo de bom que somos ou possuímos é fruto de Seu cuidado e Amor conosco. Que toda honra e gloria sejam dadas sempre a Ele !!!
um discípulo deve se preocupar em guardar os mandamentos do Senhor….
as bençãos virão de acordo com o que o Senhor quiser, se Deus quiser irá abençoá-lo, se não quiser não vai.
o Fato de obedecermos os mandamentos não é garantia de que seremos abençoados.
A NOSSA BENÇÃO É A VIDA DE CRISTO EM NÓS.
“buscai pois o reino de Deus e sua justiça e todas essas coisas vos serão acrescentadas” Mt6.33
por isso,vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida,quanto oque haveis de comer ou beber…
como esta escrito no comentario,nossa maior benção é o amor e missericordia do senhor,e ele não vai nos desanparar.e sermos santos como jesus é santo.
Nas leis de Deus há sabedoria!
podemos não entender algumas coisas, mas Ele sabe de tudo! devemos apenas ser obedientes, como Ele foi obediente toda sua vida! Sempre fez a vontade do Pai!!
amigos, Jesus é o nosso ponto de referência!
É impossível para o homem cumprir a lei de Deus, ainda mais depois do “Eu porém vos digo” de Jesus em Mt 5, 6 e 7. No Velho Testamento já havia 10 vagões para puxarmos, Jesus acrescentou mais uns 90, ficou mais impossível ainda, só que agora Ele nos dá uma locomotiva, o próprio Jesus, a graça nos basta e pela vida de Cristo em nós somos capazes de cumprir todos os mandamentos.