Dt 29 – 31

Dt 28: 9 – “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.”

Entender que as coisas encobertas pertencem ao Senhor permite que não andemos ansiosos com coisa alguma. Sabemos que Deus está no controle de tudo e descansamos em sua boa, perfeita e agradável vontade. Além disso, agimos com humildade e reconhecemos nossa total dependência dEle, sem pretensão de entender sua mente buscando explicações, interpretações e suposições. Deus não é para se estudar, mas para se relacionar.

Mas pela sua bondade e misericórdia, Deus nos revela sua verdade e muita coisa de sua personalidade. Ele tem prazer na intimidade com a igreja e é uma honra nos relacionar com Ele. Porém quando as coisas do Senhor nos são reveladas elas trazem responsabilidade, pois nós temos que andar de acordo com essa fé.

As coisas reveladas por Deus também pertencem aos filhos, para sempre, porque não só temos a responsabilidade de praticar aquilo que o Senhor nos ensina, mas de passar seus estatutos aos filhos e as gerações futuras. Temos que zelar para que o ensino não se perca nunca.

E tudo isso é para que nós e as futuras gerações cumpram sempre todas as palavras da lei do nosso Senhor.