Jz 4 – 6
Jz 6: 15 – 16 – “E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. Tornou-lhe o Senhor: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem.”
Gideão era o menor da família mais pobre em Manassés. Quem daria alguma coisa por ele? Jesus disse que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico ganhar a salvação (Mateus 19: 24) e que não é possível servir a Deus e as riquezas (Mateus 6: 24). O próprio Jesus sendo Deus se esvaziou, se fez carne e habitou entre nós (João 1: 14) nasceu numa manjedoura e viveu uma vida simples.
O povo de Israel estava constantemente se corrompendo e fazendo o que era mau perante o Senhor. Deus então acha um homem simples, fraco, pequeno e acha ali espaço para agir. O Senhor então o levanta e faz com que Gideão derrube o altar que existia para Baal e levantasse um altar para o Senhor e o prepara para livrar Israel das mãos dos midianitas.
Deus procura pessoas de coração contrito, aqueles que conseguem ver o contraste entre nós criaturas e o Deus poderoso criador. Deus quer usar usar quem tem coração vazio, sem soberba, homens e mulheres que são vistos como fracos, pobres e rejeitados pelo mundo, que reconhecem o senhorio de Cristo.
A única força que o homem pode ter está em Deus e quando sua fraqueza atrai a misericórdia do Senhor, esta passa a ser sua maior virtude.
“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5: 3)
“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.” (Salmos 34: 18)
“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” (Salmos 51: 17)
“Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra.” (Isaías 66: 2)
Deus quis que seu povo se santificasse, separado para Ele, para não se contaminar, e até hj deve ser assim “2 Co 7:1 purifiquemo-nos de tudo que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus”. Que todos os dias aperfeiçoemos a santidade pela vida de Cristo em nós !!!
” Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.”
I Sm 16:7
Deus reconhece o coração quebrantado que é dEle!
Muito bom o texto, Pri!
“não são os grandes homens que vão mudar o mundo, mas sim os fracos nas mãos de um grande Deus”
“Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus.” 1Co 1:27-29
Para que saibamos que quem dá sabedoria e força é o Senhor.
Muito bom o texto, Ana!
O importante é entendermos que o que começamos com o nosso esforço próprio nós teremos que manter no nosso esforço próprio, ou seja no nosso próprio braço. O que começamos no Espírito podemos manter no Espírito, ou seja na graça. Quando afirmamos qur Deus escolhe os fracos estamos falando destes que nos rendemos completamente ao Senhor e deixamos de lado o nosso “eu”.