Jz 9 – 10

Jz 10: 16 – “E tiraram os deuses alheios do meio de si e serviram ao Senhor; então, já não pôde ele reter a sua compaixão por causa da desgraça de Israel.”

Como é o coração de Deus. Depois do pecado de Adão a maldade do homem chegou a tal ponto que Ele se arrepende de ter criado o homem, mas ao ver Noé Ele o prepara para o dilúvio e faz aliança com ele, depois sua aliança se estende a Abraão, Isaque e Jacó. Quando Israel estava escravo no Egito, Ele escuta as orações do seu povo e levanta Moisés para libertá-los com grandes sinais e depois que Josué morre e o povo de Israel começa a fazer o que é mau perante o Senhor, Deus atende toda vez que eles clamam pela sua misericórdia. E ainda dessa vez quando o povo clama, Deus responde:

“Porventura dos egípcios, e dos amorreus, e dos filhos de Amom, e dos filisteus, E dos sidônios, e dos amalequitas, e dos maonitas, que vos oprimiam, quando a mim clamastes, não vos livrei das suas mãos? Contudo vós me deixastes a mim, e servistes a outros deuses; pelo que não vos livrarei mais. Ide, e clamai aos deuses que escolhestes; que eles vos livrem no tempo do vosso aperto.” (Jz 10: 11 – 14)

No entanto quando o povo tira o mau do meio deles e serve a Deus, o Pai se compadece deles. Deus nunca desistiu do seu propósito. Nosso Deus é um Deus misericordioso!