I Sm 25 – 27
I Sm 25: 32 – “Bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma, que hoje me tolheste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse.”
Davi envia dez moços a Nabal pedindo suprimento para ele e seus homens, mas Nabal nega qualquer ajuda a eles. Então Davi subiu com uns quatrocentos homens contra a casa de Nabal. Quando sua mulher fica sabendo do acontecido, ela rapidamente manda separar pão, vinho e todo suprimento necessário e vai até Davi e o encontra pelo caminho. Abigail se prostrou diante de Davi clamando pela vida de seu marido e de sua casa e assumindo a responsabilidade pela sua tolice. Graças a sua atitude ela livrou a sua casa da vingança de Davi.
Uma mulher que ora por sua casa e cuida dela, clama a Deus pelo seu marido, por seus filhos, age como intercessora e como sacerdote diante do Senhor é bendita. Assim é a mulher virtuosa de Provérbios 31, assim é a mulher auxiliadora idônea que Deus se agrada.
Abigail honrou seu marido, mesmo tendo este agido de forma tola. Inclusive os textos dão a entender que Nabal era um homem muito tolo, muito rude, inconsequente. Provavelmente também tratava muito mal Abigail.
Mas ela o honrou e assim salvou toda sua casa. Quando chegou ao conhecimento de Nabal o que ela havia feito, ele continuou indiferente. No tempo certo veio a Justiça de Deus sobre ele, sem que ela precisasse pecar por causa do seu pecado.
Assim deve ser nossa atitude para com as autoridades que vemos errando e agindo insensatamente. Devemos fazer nossa parte diante de Deus e confiar que a Sua Justiça será feita, para salvação ou para condenação.
Deus é bom!!
Paz!
A Palavra de Deus nos ensina tudo o que precisamos pro nosso dia a dia, para podermos aplicar o reino em todas as áreas da vida. O papel do homem e da mulher no casamento é um exemplo disso, quem quer paz no relacionamento e um casamento sólido, feliz e eterno, precisa conhecer o que a Biblia ensina e aplicar.
Este exemplo de Abigail deve ser visto por nós mulheres com cautela: Nossa submissão aos nossos maridos é absoluta. Somente a Palavra está acima disto. No caso, ela fez a vontade de Deus, mas nada ocultou de seu marido ímpio.
Assim como Ester intercedeu por sua casa, ela o fez com risco de perder a própria vida.