I Re 4 – 6

I Re 5: 5 – “Pelo que intento edificar uma casa ao nome do Senhor, meu Deus, como falou o Senhor a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar no teu trono, esse edificará uma casa ao meu nome.”

O que Deus tinha falado com Davi foi:

“Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino.” (II Samuel 7: 12 – 13)

Quando Salomão decide dar início a construção do templo, Deus mostra o que Ele mais valoriza:

“Quanto a esta casa que tu edificas, se andares nos meus estatutos, e executares os meus juízos, e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, cumprirei para contigo a minha palavra, a qual falei a Davi, teu pai. E habitarei no meio dos filhos de Israel e não desampararei o meu povo” (I Re 6: 12 – 13)

Jesus também chegou a dizer que não ficaria pedra sobre pedra das grandes construções:

“Tendo Jesus saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrar as construções do templo. Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.” (Mateus 24: 1 – 2)

Uma simples verdade: Jesus quer fazer morada em nós. As construções, por mais belas que sejam, são materiais e não entrarão na eternidade. Temos que investir no que tem valor eterno e isso só é possível se andarmos nos estatutos de Deus, executando seus juízos, guardando os seus mandamentos e andando neles.