II Cr 15 – 18
II Cr 15: 7 – “Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa.”
O Espírito de Deus veio sobre Azarias de forma que ele profetizou a Asa, animando-o a zelar pelos preceitos de Deus. Quando Asa, rei de Judá, escuta suas palavras ele se prontifica a fazer tudo aquilo que estava no coração do Senhor e limpa tudo o que era idolatria para que o povo servisse apenas ao Senhor, chegando ao ponto de entrarem em aliança de que todo aquele que não buscasse o Senhor, tanto o menor quanto o maior deveria ser morto (I Cr 15: 12 – 13). Com isso tudo Deus trouxe paz a terra de Judá por vinte anos (I Cr 15: 10 e 19).
Da mesma forma que Azarias foi usado por Deus para animar seu povo, quero animar a todos os santos também abraçar a responsabilidade de quem vai animar os irmãos e ser profeta no meio da igreja. Sejamos fortes, pois nossa obra não é em vão, nossa vitória já está assegurada em Cristo; vivemos, lutamos, sofremos, morremos por Ele. Pois Ele é digno e Ele nos recompensará com a vida eterna junto a Ele!
Os vinte anos de paz, porém, gerou certa acomodação em Asa, de forma que quando ele foi cercado por Baasa não buscou socorro com o Senhor, mas com o rei da Síria (mesmo depois de já ter vivido a experiência milagrosa da vitória sobre os etíopes, quando havia buscado ao Senhor) e por isso ele foi repreendido por Hanani. Da mesma forma, Asa também não buscou o socorro do Senhor ao ficar doente, mas confiou nos médicos.
Que mesmo os tempos de paz proporcionados pelo Senhor não sirvam para nossa acomodação, mas que a nossa santificação dependa apenas do nosso compromisso com Deus, amor e temor por Ele, não das nossas necessidades. Nos santificamos para Deus!
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Hebreus 4:12
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”
1 Coríntios 15:58
“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;”
1 Pedro 5:6
“lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.”
1 Pedro 5:7
“Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;”
1 Pedro 5:8
“ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.”
1 Pedro 5:9
“E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer.”
1 Pedro 5:10
“A ele seja o domínio para todo o sempre. Amém.”
1 Pedro 5:11
“Se vc não possui dinheiro para comprar algo que vc muito deseja que custe 1000 reais, por exemplo, vc ora e jejua, se vc tem 500 reais vc ora, se vc tem 1000 reais vc compra….” achei um exemplo bem simples, mas ao mesmo tempo um alerta à constante dependencia que temos que ter do Senhor.
Um texto bem conhecido me chamou a atenção, “Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele” IICr 16:9.
O Senhor olha para aqueles que confiam e se disponibilizam para Ele e se mostra forte!!! Nada ao meu redor pode ser maior que Deus!
“…os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão.
Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” Sl 126.5
DEUS E FIEL E VERDADEIRO DIGNO DE TODA GLORIA E TODO O LOUVOR TUDO QUANTO TEM FOLEGO LEUVE AO SENHOR