II Cr 19 – 22
II Cr 20: 12 – “Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão em ti.”
Como Deus gosta de ouvir isso: “não sabemos o que fazer, porém nossos olhos estão em ti”. Na história dos reis nós vemos vários exemplos de quem sabia o que fazer e quem não sabia. O próprio rei Asa, pai de Josafá, fez o que era reto diante de Deus, mas os vinte anos de paz gerou nele certa acomodação de forma que ele soube o que fazer quando foi cercado por Baasa e pediu ajuda ao rei da Síria, também soube o que fazer quando ficou doente e pediu ajuda aos médicos. Isso não agradou o coração do Senhor.
Já Josafá, quando se deparou com uma multidão que caminhava para pelejar contra eles, pediu socorro ao Senhor, se humilhou dizendo que não sabia o que fazer e declarou que seus olhos estavam em no Senhor. Essa atitude de dependência agrada o coração de Deus, pois é aí que o homem se entrega e deixa o Senhor fazer tudo do seu jeito. Não somos nós que temos saber o que fazer, nós temos que deixar nossos olhos em Cristo para Ele fazer o que sabe.
Rendemo-nos a este Deus Magnífico!
Quero animar a igreja a buscar olhos espirítuais, para que, sempre que necessário, tenhamos sabedoria para discernir quando agimos por nossa força, permitindo que nos arrependamos a tempo de depender do Senhor em cada passo de nossa caminhada!
A história do povo judeu nos ensina a todo momento as consequências de nossa independência…
Sem Ele nada podemos fazer!
legal também a fé dos caras, quando eles tão indo pra guerra,
e aí começam a louvar ao Senhor, antes mesmo de saber o resultado!
é isso aí, fé, certeza do que nós não vemos.
Interessantre na vida de Josafá que ele começou bem, dependendo totalmente do Senhor. Em determinado momento, se juntou com o rei de Israel, foi para guerra que o Senhor não queria que fosse, mas, diferente de seu pai, ele se arrepende, e volta a fazer a vontade do Senhor, e o Senhor volta a abençoa-lo.
Deus nunca resiste a um coração quebrantado e contrito! Sempre há um lugar de arrependimento para um coração sincero!!!
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Tg 4:8-10. Ele é o Senhor, e nós servos, incapazes, e mesmo assim ele nos trata como filhos.