II Cr 19 – 22

II Cr 20: 12 – “Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão em ti.”

Como Deus gosta de ouvir isso: “não sabemos o que fazer, porém nossos olhos estão em ti”. Na história dos reis nós vemos vários exemplos de quem sabia o que fazer e quem não sabia. O próprio rei Asa, pai de Josafá, fez o que era reto diante de Deus, mas os vinte anos de paz gerou nele certa acomodação de forma que ele soube o que fazer quando foi cercado por Baasa e pediu ajuda ao rei da Síria, também soube o que fazer quando ficou doente e pediu ajuda aos médicos. Isso não agradou o coração do Senhor.

Já Josafá, quando se deparou com uma multidão que caminhava para pelejar contra eles, pediu socorro ao Senhor, se humilhou dizendo que não sabia o que fazer e declarou que seus olhos estavam em no Senhor. Essa atitude de dependência agrada o coração de Deus, pois é aí que o homem se entrega e deixa o Senhor fazer tudo do seu jeito. Não somos nós que temos saber o que fazer, nós temos que deixar nossos olhos em Cristo para Ele fazer o que sabe.