Jr 28 – 30
Jr 30: 22 – “Vós sereis o meu povo, eu serei o vosso Deus.”
Nesse momento a situação de Israel é tão caótica que Deus chega a dizer: “Teu mal é incurável, a tua chaga é dolorosa.” (Jr 30: 12). Imagina que pesado deve ser ouvir isso! O povo tinha uma doença incurável, como um câncer terminal, Israel estava com os dias contados.
Israel estava indo a cativeiro para a Babilônia e, embora muitos profetas profetizavam segundo a maldade dos seus corações dizendo que Israel logo seria liberta, Jeremias devidamente instruído por Deus disse que aquele tempo duraria setenta anos (Jr 25: 12) e enquanto isso ficou uma ordem aos judeus: “Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não diminuais. Procurai a paz da cidade onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.” (Jr 29: 6 – 7), que lembra muito o texto de I Timóteo 2: 1 – 4. O fato de estar numa terra distante não tirava a responsabilidade deles fazerem seus deveres e orarem por aquela terra. Da mesma forma hoje nós devemos orar pelas nossas autoridades, independente de serem convertidos ou não e buscarmos paz aonde estamos.
Embora a doença de Israel fosse incurável e o discurso do Senhor fosse bem radical, Deus sempre deixava esperança, pois disse: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jr 29: 13) e “Porque te restaurarei a saúde e curarei as tuas chagas.” (Jr 30: 17). Ou seja, a doença incurável tem cura! Isso só pode acontecer milagrosamente pelo poder de Deus se nós O buscamos de todo o nosso coração.
DEPOIS DA PORTA
(I João 10-9)
Introdução: *Passar pela porta é passar da morte para vida (João 5:24)
*Passar pela porta é descobrir que a vontade de Deus é boa perfeita e agradável (Rom.12:2)
*Passar pela porta é sentir que as coisas FCCcantigas já passaram e eis que
fizeram novas (II Cor. 5:17)
QUATRO COISAS QUE MUDAM RADICALMENTE QUANDO PASSAMOS PELA PORTA.
1º) Antes da porta estávamos debaixo da ira de Deus e agora temos paz em Deus (Rom 5:1)
a) Consciência limpa (I Tim 3:9)
b) Paz de espírito ≠ alma cansada (Mt 11:29)
c)Livre de culpa (I Co 1:8)
2º) Antes da porta estávamos separados de Deus, agora estamos unidos com
Cristo (Rom 6:5)
a) Somos parte de Deus, depois da porta (I Co 12:12-14)
3º) Antes da porta éramos escravos do pecado pela lei, agora estamos libertos, com respeito à lei (Rom 7:6);(7:14);(7:18);(8:1-2)
4º) Antes da porta estávamos mortos (peixe contra a correnteza) agora
estamos vivos com a vida de Jesus dentro de nós (Rom 8:13-17)
Conclusão: *Temos que fazer um exercício em vez em quando para valorizarmos o que somos hoje: – “Lembrar de quem éramos e para onde iríamos, se não tivéssemos passado pela porta” (Rom 6:20-21)
*Pra quem não serve esse exercício? – Para aqueles que olham a sua vida atrás e vê sua vida hoje e não encontra diferença.
*O amor de Deus está em Cristo Jesus, nada poderá me separa d’Ele (Rom 8:37-39).
toda história mostra o grande amor que o Senhor tinha pelo povo que Ele tinha escolhido..
e que hoje, pela graça de Jesus também é dispensado a nós!