Jr 25: 17 – 27

Jr 26: 19 – “Miquéias, o moratista, profetizou nos dias de Ezequias, rei de Judá, e falou a todo o povo de Judá, dizendo: Assim disse o Senhor dos Exércitos: Sião será lavrada como um campo, Jerusalém se tornará em montões de ruínas, e o monte do templo, numa colina coberta de mato. Mataram-no, acaso, Ezequias, rei de Judá, e todo o Judá? Antes, não temeu este ao Senhor, não implorou o favor do Senhor? E o Senhor não se arrependeu do mal que falara contra eles? E traríamos nós tão grande mal sobre a nossa alma?”

Entre tantos anciãos que insistiam em perseguir Jeremias e tentar matá-lo, alguns pareciam ter um pouco de sabedoria e lembraram de Miquéias que, assim como Jeremias, profetizara contra aquela terra nos dias de Ezequias. A diferença é que naquele tempo Ezequias temeu ao Senhor e implorou o favor dEle de forma que Deus se arrependera do mal que faria contra aquela terra e todos tiveram paz.

Quando olhamos para a Palavra de Deus e toda sua riqueza de detalhes da história, observamos diversos erros que a humanidade teve. Temos exemplos suficientes para não repetirmos os erros do passado, temos toda a verdade que precisamos crer e todos os mandamentos que devemos obedecer com fidelidade para agradarmos ao Senhor. Conhecendo bem a história, não há motivos para cairmos nos mesmos erros.