Os 13 – 14; Jl
Jl 2: 28 – “E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões.”
“O Senhor levanta a voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque é poderoso quem executa as suas ordens; sim, grande é o Dia do Senhor e mui terrível! Quem o poderá suportar? Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma benção, uma oferta de manjares e libação para o Senhor, vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião, promulgai um santo jejum, proclamais uma assembléia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu aposento. Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o pórtico e o altar, e orem: Poupa o teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Porque hão de dizer entre os povos: Onde está o seu Deus?” (Jl 2: 11 – 17)
O Dia do Senhor vai ser muito terrível para os que não o temem, dia de angústia e vergonha. Deus quer que todos se convertam, não de aparência, mas de coração (Oséias 6: 4 – 6; 8: 13; 14: 1 – 2). A promessa do derramamento do Espírito Santo é para hoje e alguns estão profetizando, sonhando e tendo visões, mas a promessa é para todos! Nós como igreja devemos estar em oração e jejum, nos humilhando constantemente na presença do Senhor por nossas vidas e pelos perdidos.
O Senhor permitiu a todos que sejam plenos do seu Espírito. Ele já derramou (não pingou).
A limitação para sermos cheios do Espírito Santo, abundantes em Graça, está em nós mesmos.
1. Que é Igreja?
Igreja é o corpo de Cristo(Ef 1. 22 e 23 ), a união dos que foram lavados pelo Sangue do Cordeiro, a família de Deus , a noiva de Cristo, a nova Jerusalém
2. Que são templos?
Há templos feitos por mãos humanas, não é nestes que Deus mora e sim no templo que ele mesmo criou,1 Cor. 6 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
3. Que é Pórtico de Salomão ?
O pórtico de Salomão (atos 3.11 e 5.12) como mostra afigura anexa era um grande pátio que fazia parte do templo de herodes, um local público para onde muitas pessoas iam, era um local público e aberto , não era de propriedade da Igreja. Os irmãos sempre se reuniam em locais públicos (louvando a Deus caiam na graça de todo o povo e a cada dia acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que haviam de herdar a vida eterna At.2. 46 e 47 ).
É importante salientar que o templo propriamente dito era um local restrito ao culto judaico, (Paulo foi preso dentro deste templo acusado pelos judeus de profanação At.21. 17 a 30 )
4. Que é Igreja local ?
É uma expressão teológica que significa a igreja de uma cidade. A igreja em João Pessoa é uma Igreja local, A igreja em Campina Grande é outra igreja local, que inclui todos os Santos que estão nestas cidades (1 cor. 1.2e3; Ef 1. 1e2 ) A única divisão da igreja concebível pela bíblia é geográfica, cada cidade tem uma igreja Uma região tem várias igrejas (as igrejas da Galácia, as igrejas da Ásia , da Macedônia, da Paraíba ,etc.)
5. Que é igreja universal ?
É o conjunto de todos os crentes em todos os locais e épocas(a palavra “católica ” quer dizer universal )
6. Que são denominações ?
Segundo o dicionário Michaelis denominação é
(s. f. 1. Ato de denominar. 2. Designação, nome. 3. Seita religiosa protestante.) As denominações são instituições oficiais das divisões atuais da igreja, de modo que em cada cidade há várias divisões da igreja cada uma organizada com estatutos, regras e costumes próprios. É a oficialização de algo que Deus abomina, a divisão. Este comentário não exclui os irmãos que estão em uma denominação, pelo contrário, eles são a noiva de Cristo, quando se converteram a Cristo, as denominações já existiam
7. Por que não temos um nome?
Nós não temos um nome por não concordarmos com a divisão. Sabemos que isto não resolve o problema da divisão, nem tampouco retira do nosso coração a soberba e tentação de nos acharmos melhores que os demais irmãos. Corremos todos estes riscos. O Senhor é o dono da igreja, ele abençoa todos os contritos de coração, recebe a todos os que o invocam em Espírito e em verdade, não somos tolos para nos achar melhor que ninguém. Quando Jesus voltar levará todos os que são seus ,dentro ou fora das denominações. Não temos um nome para protestar contra o fato de estarmos divididos, todavia, sabemos que também somos parte da divisão.
8. Por que não temos um templo ?
Porque somos um templo.
9. Que achamos dos irmãos que não pensam como nós nem se reúnem conosco?
Quando o Senhor se manifestar todos seremos semelhantes a Ele pois assim como ele é o veremos. Recebemos como irmãos amados todos os que foram lavados pelo sangue do Cordeiro, todos somos um em Cristo, não há barreiras criadas pelo homem que possam nos separar. Somos um em Cristo. A Igreja é uma só.
10. Como responder a famosa pergunta: Qual é a tua igreja ?
Há várias respostas possíveis. Deve-se depender de Deus para respondê-la.
Abaixo algumas das muitas possíveis:
a) Se quem perguntou foi um crente pode-se responder: A mesma que a sua, pois há uma só igreja.
b) Alguém me perguntou: “você tem uma igreja?” respondi: “Eu não, quem tem uma é Jesus e ele me comprou com o seu sangue para fazer parte dela.”
c) Pode-se responder com outra
pergunta: “Existe mais de uma ?”
OBS.ESTAS RESPOSTAS NÃO DEVEM SER DADAS PARA CONFRONTAR NINGUÉM E SIM PARA COMUNICAR A VERDADE DA BÍBLIA ACERCA DA IGREJA.