Gl 5 – 6; Ef 1 – 2
Gl 5: 10 – “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.”
“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos,nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais e Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Ef 2: 1 – 10)
Não fomos libertos para fazermos o que quisermos. Afinal, se nossa escravidão era para com a nossa própria carne, que sentido teria ser liberto da carne para dar ocasião a carne? Fomos libertos pela graça de Deus para não vivermos mais debaixo do jugo da carne, que é má, para vivermos em novidade de vida pelo Espírito Santo de Deus. Fomos livres para vivermos uma vida santa e irrepreensível, pois foi para isso que Deus nos criou (Ef 1: 4)
Demorei muito no início da caminhada a ter revelação sobre ser “livre do pecado” – pq o mundo aparentava (falsamente) ser mais livre – parecia existir mais “não”s” para nós que estávamos em Cristo, do que para eles. Quem ainda não entendeu a nossa escravidão com a carne, e ainda não entendeu o que é ser livre do pecado, ser liberto para poder dizer “não” ao que desagrada o Senhor e com alegria, faz com que a caminhada com Cristo seja mais “penosa” e pesada, e acaba olhando para o mundo o desejando. É fundamental para nos firmamos, que busquemos revelação sobre “Fomos livres para vivermos uma vida santa e irrepreensível, pois foi para isso que Deus nos criou “.
A letra dessa música me fala muito sobre ser livre do pecado.
“Muitas pessoas falam de liberdade
Sem nunca tê-la sentido por dentro
Suas mãos não têm correntes, podem ir aonde querem
Acham que são livres
Mas essas pessoas fogem da solidão
Como uma presa foge do predador
Querem hoje todo o prazer do mundo
Porque não sabem se terão o amanhã
Que pena! São escravos de suas próprias dúvidas
Que pena! São escravos de suas próprias dúvidas
Obrigado Senhor pela certeza
De que o amanhã vai ser feliz prá mim
E que onde estiver eu estarei livre
Tuas palavras são a minha segurança
De que estarei prá sempre livre com Jesus.”
Liberdade
Sérgio Lopes