Ex 4 – 6

Ex 6: 3 – “Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, O Senhor, não lhes fui conhecido.”

Deus diz que tinha aparecido a Abraão, Isaque e Jacó como Deus Todo-Poderoso (El Shaddai), mas pelo seu nome O Senhor (Javé), não lhes tinha sido conhecido (ver experiência de Abraão em Gn 17: 1). Antes disso Ele diz que havia endurecido o coração de Faraó, que só iria liberar o povo pela ação de sua poderosa mão (Ex 6: 1). Depois, Ele diz que o povo O conheceria como O Senhor, quem os redimiu da escravidão do Egito (Ex 6: 6 – 7). Ora, Deus estava preparando o caminho para que seu povo O conhecesse e tivesse intimidade com Ele.

Não significa que os patriarcas não conheciam a Deus como O Senhor (ver experiência de Jacó em Gn 28: 13), mas o que o povo de Israel estava prestes a presenciar em Êxodo era algo inédito e tremendamente grandioso. Deus estava prestes a mostrar tremenda salvação pela sua poderosa mão, livrando o povo da escravidão e levando para a terra que havia prometido em aliança com Abraão.

Que lindo é o coração de Deus! O amor dEle por nós nos constrange!