Ex 4 – 6
Ex 6: 3 – “Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, O Senhor, não lhes fui conhecido.”
Deus diz que tinha aparecido a Abraão, Isaque e Jacó como Deus Todo-Poderoso (El Shaddai), mas pelo seu nome O Senhor (Javé), não lhes tinha sido conhecido (ver experiência de Abraão em Gn 17: 1). Antes disso Ele diz que havia endurecido o coração de Faraó, que só iria liberar o povo pela ação de sua poderosa mão (Ex 6: 1). Depois, Ele diz que o povo O conheceria como O Senhor, quem os redimiu da escravidão do Egito (Ex 6: 6 – 7). Ora, Deus estava preparando o caminho para que seu povo O conhecesse e tivesse intimidade com Ele.
Não significa que os patriarcas não conheciam a Deus como O Senhor (ver experiência de Jacó em Gn 28: 13), mas o que o povo de Israel estava prestes a presenciar em Êxodo era algo inédito e tremendamente grandioso. Deus estava prestes a mostrar tremenda salvação pela sua poderosa mão, livrando o povo da escravidão e levando para a terra que havia prometido em aliança com Abraão.
Que lindo é o coração de Deus! O amor dEle por nós nos constrange!
Nem a eternidade será suficiente para se conhecer a Deus em toda a Sua plenitude, a questão é o que Ele precisará fazer comigo para que eu o conheça e prossiga em conhecê-lo mais e mais, Jó sofreu bastante para poder dizer: eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó. Jó 42:5 e 6.
E é em Exôdo que Deus abre o caminho para que todo o povo O conheça, e até marca um dia específico para falar com eles. No entanto como sabemos, o povo preferiu que Moisés fosse o mediador. Moisés desejava que todos profetizassem, mas o povo que sempre “freou” seu relacionamento com Deus. As vezes me vejo assim, freando, mas tenho como alvo ser o mais próximo de Deus o possível! Está bênção o blog, um abração!
O Senhor sempre quis se revelar ao homem individualmente…mas Ele so se revela a quem busca! Precisamos buscar conhecer o Senhor em sua intimidade!