Ex 1 – 3

Ex 2: 24 – “Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó.”

Depois que José e seus irmãos faleceram, o povo de Israel continuou se multiplicando e se fortalecendo. Quando se levantou novo rei sobre o Egito que não conhecera a José, ele começa a perseguir os hebreus temendo sua força. O Povo de Deus passa a ser escravizados pelos egípcios e seu clamor chega aos ouvidos de Deus. O Senhor chega a Moisés e começa a anunciar seu plano para resgatar seu povo.

Impressionante a fidelidade de Deus. O Deus que nos criou com um lindo propósito, mesmo com nossa rebeldia é fiel a sua aliança. O próprio Deus já havia anunciado através de Jacó que os hebreus regressariam do Egito (Gn 46: 4), ou seja, nada foge do seu controle. Como é bom saber que Deus nos ouve!

Hoje o povo de Deus é sua igreja e é fundamental entendermos nosso papel como intercessores a favor das vidas que estão indo para o inferno, dos governos dos nossos países, pelas igrejas no mundo, pelos pastores… Enfim, que sejamos conhecidos como igreja de oração.

Outra coisa que me saltou os olhos: “E, porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família.” (Ex 1: 21). Pois lembrei de um outro versículo: “A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” (Sl 25: 14). Temamos ao Senhor!