Ex 7 – 9
Ex 7: 1 – “Então, disse o Senhor a Moisés: Vê que te constituí como Deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta.”
No capítulo 3 e 4 de Êxodo Deus aparece numa sarça ardente, chama e envia Moisés para redimir seu povo, mas Moisés tenta convencer a Deus que ele não esta pronto, que o povo não o reconheceria como um líder e que ele não era eloqüente no falar. Mesmo com todos os sinais e respostas que Deus dá ali, Moisés insiste até dizer: “Ah, Senhor, envia aquele que hás de enviar, menos a mim.” (Ex 4: 13) e aí a ira de Deus se acende de forma que Ele manda chamar Arão para ser por boca de Moisés, enquanto que Moisés o seria por Deus (Ex 4: 14 – 16). Que responsabilidade!
No primeiro versículo do capítulo 7, o Senhor ainda diz que constituiu Moisés como Deus sobre Faraó. A liderança de Moisés trazia imensa responsabilidade, pois ele não estava representando um chefe, um rei, ou qualquer outra criatura, mas ele representava o Criador. Isso pode ser observado à medida que vinham as pragas. Pois Deus instruía Moisés diretamente, que em seguida falava a Arão. Os magos de Faraó só conseguiram simular até a segunda praga, quando vieram os piolhos eles já sabiam que aquilo era o dedo de Deus, mas Faraó permanecia com seu coração endurecido. Interessante como Deus guardou seu povo, pois as pragas não afetavam os filhos de Israel.
Que responsabilidade que nós temos!
Somos representantes de Cristo, Ele habita em nós, não temos o direito de agir na carne…quando fazemos isso estamos dando falso testemunho de Cristo…
Moisés não tinha o direito de agir como ele queria, ou deixar de fazer oq Deus mandava, Deus o escolheu pra libertar seu povo.
Nós escolhemos seguir a Cristo e precisamos zelar pelo testemunho desse Deus maravilhoso!
Vamos glorificar o nome do Senhor com nossas vidas!!
O mundo não precisa de professores, o mundo precisa de testemunhas e o que você faz fala tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz, faça discípulos e se precisar use palavras…
É interessante que, como Moisés muitos de nós, as vezes temos a mesma atitude que Moisés teve, achamos que a obra é muito grande e que não conseguiremos, esquecendo que o querer e o realizar esta em Jesus, prossigamos para o alvo, nossa soberena vocação.
Quando eu decidi morrer no meu batismo, foi Cristo quem ressuscitou em mim! Eu sou espelho de Cristo na Terra! Minhas atitudes sao as atitudes de Cristo, minhas palavras sao as palavras de Cristo! Por isso, eu, como testemunha de Cristo, nao tenho mais o direito de andar conforme as minhas práticas antigas… O que o mundo ve em mim, é Cristo! Minha vida proclamará a verdade de Deus! Que responsabilidade!
Moisés persistiu mesmo que tenha ficado cansado desanimado mas continuou a obedecer.Assim temos que ser obedientes em meio as lutas dificuldades conflitos,persistentes nunca desistir porque a nossa recompensa e o Senhor.