Ex 7 – 9

Ex 7: 1 – “Então, disse o Senhor a Moisés: Vê que te constituí como Deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta.”

No capítulo 3 e 4 de Êxodo Deus aparece numa sarça ardente, chama e envia Moisés para redimir seu povo, mas Moisés tenta convencer a Deus que ele não esta pronto, que o povo não o reconheceria como um líder e que ele não era eloqüente no falar. Mesmo com todos os sinais e respostas que Deus dá ali, Moisés insiste até dizer: “Ah, Senhor, envia aquele que hás de enviar, menos a mim.” (Ex 4: 13) e aí a ira de Deus se acende de forma que Ele manda chamar Arão para ser por boca de Moisés, enquanto que Moisés o seria por Deus (Ex 4: 14 – 16). Que responsabilidade!

No primeiro versículo do capítulo 7, o Senhor ainda diz que constituiu Moisés como Deus sobre Faraó. A liderança de Moisés trazia imensa responsabilidade, pois ele não estava representando um chefe, um rei, ou qualquer outra criatura, mas ele representava o Criador. Isso pode ser observado à medida que vinham as pragas. Pois Deus instruía Moisés diretamente, que em seguida falava a Arão. Os magos de Faraó só conseguiram simular até a segunda praga, quando vieram os piolhos eles já sabiam que aquilo era o dedo de Deus, mas Faraó permanecia com seu coração endurecido. Interessante como Deus guardou seu povo, pois as pragas não afetavam os filhos de Israel.