Lv 16 – 18

Lv 16: 21 – 22 – “Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem à disposição para isso. Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles para terra solitária; e o homem soltará o bode no deserto.”

Deus ensina o seu povo a confessar seus pecados e estabelece o bode para levar as iniqüidades do povo para o deserto. O homem tinha se corrompido pelo pecado e a confissão faz com que ele sempre se humilhe diante de Deus, reconhecendo sua situação miserável e sua gratidão pela misericórdia de Deus, além de ser fundamental na santificação, pois a confissão deve vir com arrependimento, mudança de atitude, mudança de mente, de forma que o padrão de santidade a ser vivido é o padrão de Deus e não simplesmente ser uma pessoa boa para a sociedade.

A lei tinha que ser bem específica, pois outros povos já havia pecado de diversas formas abomináveis diante de Deus e o Senhor estava separando seu povo para viver em santidade.

“Portanto, guardareis a obrigação que tendes para comigo, não praticando nenhum dos costumes abomináveis que se praticaram antes de vós, e não vos contaminareis com eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus.” (Lv 18: 30)

Sejamos fiéis ao Senhor em guardar os seus mandamentos!