Dt 5 – 7
Dt 6: 5 – “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.”
É fácil admirar nosso Deus por tudo o que Ele é e tudo o que Ele fez. Deus é grande demais e quanto mais o conhecemos, mais o admiramos. Mas esse mandamento não fala para admirarmos o Senhor de todo nosso coração, toda nossa alma e toda nossa força; fala de algo muito maior: o amor. Em I Coríntios 13 temos uma excelente discrição do amor e é possível concluir algo que para muitos pode ser novidade: o amor não é sentimento.
A admiração e o estar apaixonado são coisas ligadas ao sentimento e não é esse o mandamento de Deus. Não significa que nosso sentimento não pode estar envolvido nisso, mas o Senhor quer muito mais que isso. Amar é a ação, são coisas práticas, é a obediência, é a renuncia, é morrer para nossa vontade e viver para Cristo em todo tempo.
A única forma de amar o Senhor de todo nosso coração, toda nossa alma e toda nossa força é sendo sempre fiel com sua aliança, obedecendo seus estatutos, nos gastando e nos deixando gastar, empenhando todo nosso esforço para ver a vontade de Deus se manifestar aqui na Terra, ser 100% do tempo governado por Ele. Esse é o evangelho do Reino de Deus, o evangelho que prega o fim do “eu” e o governo de Cristo sobre nossas vidas, o evangelho que Jesus viveu e pregou, evangelho que faz discípulos, o evangelho que salva.
Tanto o amor quanto a obediencia são decisões que tomamos diariamente. “Quem dera que eles tivessem tal coração, que me temessem e guardassem em todo tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles e aos seus filhos, para sempre!” Dt5:29. Nossas escolhas determinam a semente que vamos colher.
No vs 6 continua “… estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho , e ao deitar-se, e ao levantar-te. Também atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e de tua casa” inculcar = repetir com insistência para frisá-la no espírito ( dic. Inf.).
Aleluia !!! A palavra de Deus é nossa fonte de vida !!!! Devemos guardá-la em nosso coração, saber de cor (de coração). Anunciar aos nossos filhos em todo tempo e proclamar o evangelho a toda criatura. O Propósito eterno de Deus precisa ser o Meu propósito, e a sua palavra deve habitar ricamente em mim, pois ela gera fé àqueles que a ouvem.
o amor ao Senhor é reflexo do quanto o conhecê-mos, quanto mais o conhecê-mos mais o amamos. Te amamos Senhor pq Tu nos amaste primeiro, pq Tu nos ensinaste o que é o amor.
Há tantas verdades maravilhosas do Senhor em DT 5-7 que é dificil saber o que comentar … é para ler e reler varias vezes. Em Dt 6:7 “Ensine-as com persistencia a seus filhos. Converse sobre elas qd estiver sentado em casa, qd estiver andando, qd se deitar, qd se levantar” Temos que perseverar para filhos naturais qt para filhos na fé, e tb nos mostra qual deve ser o conteúdo principal de nossas conversas por onde formos !
Você não vê o vento mas sente o seu sopro, Deus é assim e Ele se revelou a nós em Jesus, o Pai é a fonte, a origem, o Filho é a expressão e o Espírito Santo é a transmissão, como o sol, a luz e o calor. Deus triúno: Pai, Filho e Espírito Santo, três pessoas que se relacionam entre si em um só Deus, como a água H2O um único elemento em três estados: sólido, líquido e gasoso. 1 x 1 x 1 = 1. Nós também somos corpo, alma e espírito. Este Deus tremendo te criou para um propósito eterno: ter uma família de muitos filhos, semelhantes a Jesus (Gn 1: 26 e Rm 8: 28 e 29) Ele é teu dono duas vezes: primeiro porque te criou e segundo porque te salvou.
amém! Esse é um mandamento que precisamos praticar!
amar a Deus… e é muito bom amar, aquele que nos criou, nos salvou, vive em nós…e que um dia vamos ver face a face!!
bom… é maravilhoso servi a Deus,mais também e muito facil ama-lo só de boca(só falar que ama).
Aprendir, que se eu amo a Deus tenho que me entragar a ele sem guestionar,se eu verdadeiramente o amo, tenho que agrada-lo ou seja fazer suas vontades(mima-lo)de coração, em espirito e em verdade.