Dt 8 – 10

Dt 10: 16 – “Circuncidai, pois, o vosso coração e não mais endureçais a vossa cerviz.”

A Circuncisão foi o sinal da aliança que Deus havia feito com Abraão. Mas como Paulo afirma, o que Deus realmente queria estava no comprometimento no coração do seu povo (Gálatas 5: 1 – 12). Nesse texto Deus revela sua soberania ao conhecer os desígnios da sua criação.

“Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem.” (Dt 8: 3)

“Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o Senhor, teu Deus.” (Dt 8: 5)

Deus fez tudo por amor para que o homem conhecesse seu coração mau. E só quem passa pelo deserto sabe como vale a pena ser disciplinado pelo Pai, que atitude de amor e que recompensa há no em ser parte da sua família!

Deus ainda sabia que a tendência do seu povo era se desviar (Oséias 11: 7) e por isso lembra seu povo que a entrada na terra prometida não era fruto da justiça deles, mas era por dois motivos: a manifestação da justiça de Deus contra o pecado praticado pelos povos que até então habitavam ali e para confirmar a palavra que o Senhor havia jurado a Abraão, Isaque e Jacó (Dt 9: 4 – 6).

Que tenhamos selado no nosso coração o compromisso com Deus, sempre lembrando com gratidão e alegria que Ele nos tirou das trevas, da morte, do inferno e nos trouxe para sua maravilhosa luz. Não por nosso mérito, mas pela sua misericórdia. Louvado seja o Senhor Jesus!