Dt 8 – 10
Dt 10: 16 – “Circuncidai, pois, o vosso coração e não mais endureçais a vossa cerviz.”
A Circuncisão foi o sinal da aliança que Deus havia feito com Abraão. Mas como Paulo afirma, o que Deus realmente queria estava no comprometimento no coração do seu povo (Gálatas 5: 1 – 12). Nesse texto Deus revela sua soberania ao conhecer os desígnios da sua criação.
“Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem.” (Dt 8: 3)
“Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o Senhor, teu Deus.” (Dt 8: 5)
Deus fez tudo por amor para que o homem conhecesse seu coração mau. E só quem passa pelo deserto sabe como vale a pena ser disciplinado pelo Pai, que atitude de amor e que recompensa há no em ser parte da sua família!
Deus ainda sabia que a tendência do seu povo era se desviar (Oséias 11: 7) e por isso lembra seu povo que a entrada na terra prometida não era fruto da justiça deles, mas era por dois motivos: a manifestação da justiça de Deus contra o pecado praticado pelos povos que até então habitavam ali e para confirmar a palavra que o Senhor havia jurado a Abraão, Isaque e Jacó (Dt 9: 4 – 6).
Que tenhamos selado no nosso coração o compromisso com Deus, sempre lembrando com gratidão e alegria que Ele nos tirou das trevas, da morte, do inferno e nos trouxe para sua maravilhosa luz. Não por nosso mérito, mas pela sua misericórdia. Louvado seja o Senhor Jesus!
“Sabe, pois, que não é por causa da tua justiça que o Senhor, teu Deus, te dá esta boa terra para possuí-la, pois tu és povo de dura cerviz.” Dt9:6. Quando reconhecemos quem somos,dependemos mais do Pai. Sabemos que toda dádiva, tudo de bom em nós vem dele, e não de nossa justiça ou merecimento.
Como posso retribuir tanto amor, tanta misericórdia do Pai para comigo, para todo homem? Ele é sempre fiel, mesmo quando somos infiéis, Deus é amor e nos constrange o fato de ter enviado Seu único Filho para que pudéssemos viver eternamente com Ele e cumprir com o Seu propósito. A única coisa que eu posso fazer é entregar o meu coração, deixar de ser independente e me submeter ao governo de Cristo sobre a minha vida, amar a Ele acima de todas as coisas, viver piedosamente, abrir mão de tudo, conhecê-lo mais e mais a cada dia e fazê-ló conhecido.
Deus tinha uma aliança com o povo de Israel, a circuncisão. Todo o homem era circuncidado, desde pequeno. Imagina um desses homens, chegar no futuro, e dizer: Ah, não quero mais ser circuncidado não, quero voltar ao que era antes… De forma alguma! É impossível que volte a ser incircunciso! Não tem volta… da mesma forma hoje, quando tomo a decisão de fazer uma aliança com Deus, no meu batismo, decido por algo que é eterno… Não tem como voltar atrás! Essa é a verdadeira circuncisão!
Isso mesmo, e com a transformação genética que acontece no batismo o desistir de Deus é impossível, como se um filho meu não quisesse mais o meu DNA. Não tem caminho de volta.
Mesmo o ser humano, magoando o coração de Deus, ele fiel com o homem, fazendo aliança e honrando.
Hoje temos que honrar a sua aliança vivendo da forma que Deus quer, não da forma que achamos que é certo.
amém! qdo passamos por alguma tribulacao olhando pra Jesus eh mto bom. Ele usa essas situações moldar Jesus em nos.
O estado do homem depois da queda era terrivel.o homem não precisava só de arrependimento,nem somente de perdão.precisava de uma restauração.por isso Deus enviou Jesus para uma nova alinça,e Jesus sofreu por amor a nós,para que fosemos parte dele…”temos que levar isso mais que a seriu”
jesus exorta o povo lembrendo das maravilhas que eletinha feito eo povo mesmo assim continuava com o coração duro,porque queriam tudo conforme o jeito deles e se não fosse, murmuravam
assim e o povo hoje continuam murmurando por tudo