Js 15 – 17
Js 17: 17 – 18 – “Falou Josué à casa de José, a Efraim e a Manassés, dizendo: Tu és povo numeroso e forte; não terás uma sorte apenas; porém a região montanhosa será tua. Ainda que é bosque, cortá-lo-ás, e até às suas extremidades será todo teu; porque expulsarás os cananeus, ainda que possuem carros de ferro e são fortes.”
“Não puderam, porém, os filhos de Judá expulsar os jebuseus que habitavam em Jerusalém; assim, habitam os jebuseus com os filhos de Judá em Jerusalém até ao dia de hoje.” (Js 15: 63)
“Não expulsaram aos cananeus que habitavam em Gezer; assim, habitam eles no meio dos efraimitas até ao dia de hoje; porém sujeitos a trabalhos forçados.” (Js 16: 10)
“E os filhos de Manassés não puderam expulsar os habitantes daquelas cidades, porquanto os cananeus persistiam em habitar nessa terra. Sucedeu que, tornando-se fortes os filhos de Israel, sujeitaram aos cananeus a trabalhos forçados, porém não os expulsaram de todo.” (Js 17: 12 – 13)
Josué mais uma vez confirma o que Deus havia prometido e Moisés já havia falado. O desejo do Senhor era que Israel possuísse toda aquela terra. E agora os filhos de Manassés estavam preocupados com a força dos cananeus. Além deles, os filhos de Judá não puderam expulsar os jebuseus e os filhos de Efraim não expulsaram os cananeus.
Por esses versículos, não dá pra saber os motivos que isso aconteceu. Mas vemos que o povo de Israel muitas vezes agia de forma incrédula e cômoda. Mas quando olhamos para eles vemos muita coisa de nós mesmos, afinal a raiz do pecado está em todos os homens que nascem e só com a vida de Cristo passamos a dominar nossa carne pela lei do Espírito. Mas que isso sirva de exemplo para nunca nos acomodarmos com uma vida cristã cômoda que é gerada pela excelente comunhão que temos com os irmãos, os inúmeros encontros e retiros; tudo isso é ótimo, mas nosso foco é o padrão de vida de Cristo, não podemos tirar nossos olhos dEle. A comunhão com os irmãos devem sempre nos levar a um nível mais profundo de intimidade com Deus e nossa intimidade com Deus deve sempre nos levar a uma comunhão mais forte com a igreja.
Dessa mesma forma, nós presenciamos o maior milagre que existe: a conversão. Deus nos tirou das trevas e nos trouxe para sua maravilhosa luz, fazendo de nós seus filhos, como se mexesse no nosso DNA, de forma que não somos filhos apenas por direito (como filhos adotivos), mas pelo seu Espírito que habita em nós e clama “Aba, pai” somos de fato seus filhos. É dom desse mesmo Espírito a fé. Que vivamos uma vida de fé, tendo a certeza que Deus irá cumprir toda a sua vontade.
“A sorte que coube à tribo dos filhos de Judá, segundo as suas famílias, se estende até o termo de Edom, até o deserto de Zim para o sul, na extremidade do lado meridional …” Js 15:1
Aqui Josué distribui para as 12 tribos de Israel, a porção de terra que caberia a cada um, segundo a herança, e dentro de um quantitativo de pessoas que descendiam dos filhos de Jacó.
Ao se consumar a aliança que o Senhor fez a Abraão, nesse exato momento, na partilha da terra, o povo de Israel continua a murmurar, uns reclamam que receberam pouca terra, outros se conformam em continuar habitando com os antigos moradores, etc…
Hoje, em Jesus, acreditamos que já tomamos posse de nossa herança. A eternidade já começou para os que estão em Cristo. Tudo mudou !! antigos costumes precisam desaparecer, invejas, facções, insubmissão, cuidados com algumas coisas lícitas que não convém, enfim …coisas que ainda tratamos como simples detalhes, mas que podem comprometer nossa caminhada. Destaco o que Paulo nos adverte em II Co5: 17:
“…Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo.”.
Não mais o Egito, mas a terra prometida!!!
O Senhor é a minha herança, Ele é o meu Pastor e eu não preciso de mais nada. Jesus é suficiente. Se Ele nunca mais fizesse nada por mim o que já fez já é impagável, tenho que ter sempre um coração grato. O que vier a mais é mimo de Deus.
João 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
este é o texto sobre a mudança genética (DNA)que ocorre no batismo.
Eu me acomodo quando deixo de priorizar as coisas do Senhor. Nossa vida é batalha intensa e diária, não posso parar. “Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá.” Lc 12:37
amém,
fé é certeza nas coisas que nós não vemos mais esperamos!