Js 15 – 17

Js 17: 17 – 18 – “Falou Josué à casa de José, a Efraim e a Manassés, dizendo: Tu és povo numeroso e forte; não terás uma sorte apenas; porém a região montanhosa será tua. Ainda que é bosque, cortá-lo-ás, e até às suas extremidades será todo teu; porque expulsarás os cananeus, ainda que possuem carros de ferro e são fortes.”

“Não puderam, porém, os filhos de Judá expulsar os jebuseus que habitavam em Jerusalém; assim, habitam os jebuseus com os filhos de Judá em Jerusalém até ao dia de hoje.” (Js 15: 63)

“Não expulsaram aos cananeus que habitavam em Gezer; assim, habitam eles no meio dos efraimitas até ao dia de hoje; porém sujeitos a trabalhos forçados.” (Js 16: 10)

“E os filhos de Manassés não puderam expulsar os habitantes daquelas cidades, porquanto os cananeus persistiam em habitar nessa terra. Sucedeu que, tornando-se fortes os filhos de Israel, sujeitaram aos cananeus a trabalhos forçados, porém não os expulsaram de todo.” (Js 17: 12 – 13)

Josué mais uma vez confirma o que Deus havia prometido e Moisés já havia falado. O desejo do Senhor era que Israel possuísse toda aquela terra. E agora os filhos de Manassés estavam preocupados com a força dos cananeus. Além deles, os filhos de Judá não puderam expulsar os jebuseus e os filhos de Efraim não expulsaram os cananeus.

Por esses versículos, não dá pra saber os motivos que isso aconteceu. Mas vemos que o povo de Israel muitas vezes agia de forma incrédula e cômoda. Mas quando olhamos para eles vemos muita coisa de nós mesmos, afinal a raiz do pecado está em todos os homens que nascem e só com a vida de Cristo passamos a dominar nossa carne pela lei do Espírito. Mas que isso sirva de exemplo para nunca nos acomodarmos com uma vida cristã cômoda que é gerada pela excelente comunhão que temos com os irmãos, os inúmeros encontros e retiros; tudo isso é ótimo, mas nosso foco é o padrão de vida de Cristo, não podemos tirar nossos olhos dEle. A comunhão com os irmãos devem sempre nos levar a um nível mais profundo de intimidade com Deus e nossa intimidade com Deus deve sempre nos levar a uma comunhão mais forte com a igreja.

Dessa mesma forma, nós presenciamos o maior milagre que existe: a conversão. Deus nos tirou das trevas e nos trouxe para sua maravilhosa luz, fazendo de nós seus filhos, como se mexesse no nosso DNA, de forma que não somos filhos apenas por direito (como filhos adotivos), mas pelo seu Espírito que habita em nós e clama “Aba, pai” somos de fato seus filhos. É dom desse mesmo Espírito a fé. Que vivamos uma vida de fé, tendo a certeza que Deus irá cumprir toda a sua vontade.