I Sm 4 – 7

I Sm 7: 8 – “Então, disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor, nosso Deus, por nós, para que nos livre das mãos dos filisteus.”

Os israelitas saem duas vezes para pelejar contra os filisteus e sofrem grande derrota. O povo precisava ser tratado ainda para que Deus atuasse com liberdade. Então primeiro aconteceu à profecia contra a casa de Eli, cujos filhos não temiam a Deus e desprezavam a oferta do Senhor (I Sm 2: 12 – 17). Eli, mesmo advertido seus filhos, se preocupava mais em agradá-los que honrar ao Senhor (I Sm 2: 29). Sendo assim, o que um homem de Deus profetizara (I Samuel 2) e em seguida Samuel também profetizou (I Samuel 3) acontece e Eli e seus filhos morrem.

Os filisteus chegam ao ponto de roubarem a arca de Deus, mas em todo os 7 meses que eles permanecem com a arca eles sofrem de grandes pragas e tumores, muito dos filisteus morrem e até seu deus Dagom caíra duas vezes perante a arca do Senhor. Os filisteus então resolvem devolver a arca com ofertas pela culpa para a mão de Deus fosse tirada de sobre o povo.

Quando os israelitas recebem a arca ficam em grande júbilo e então o povo se livra de todos os ídolos do lar, todos os deuses estranhos e serviram só ao Senhor. Sendo assim, subindo novamente os filisteus para pelejarem contra os filhos de Israel, eles temeram e pediram a Samuel que não cessasse de clamar ao Senhor para que fossem livres das mãos dos filisteus. Estando eles limpos diante de Deus e exercendo Samuel função de sacerdote clamando pelo povo, Deus entrega os filisteus nas mãos de Israel.