I Sm 8 – 10

I Sm 10: 6 – 7 – “O Espírito do Senhor se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem. Quando estes sinais te sucederem, faze o que a ocasião te pedir, porque Deus é contigo.”

Quando o povo de Israel pede um rei a Samuel, ele não se agrada e vai consultar a Deus. O Senhor deixa claro que essa não era a vontade dele para o seu povo. Deus queria governar e não levantar um rei, mas o povo seguia em idolatria e toda hora se desviava dos caminhos do Senhor, então Ele resolve atender o pedido do povo e, mesmo com Samuel dando as advertências aos israelitas, eles insistem em pedir por um rei (I Sm 8: 18 – 19).

Então Deus escolhe Saul, da menor família da menor tribo (mais uma vez vemos que os critérios de Deus são totalmente diferentes dos nossos). Samuel dá a ele as instruções das coisas que aconteceria e diz que o Espírito do Senhor se apossaria dele de tal forma que ele seria mudado em outro homem e Deus seria com ele.

Quando somos batizados em Cristo, recebemos o Espírito Santo. E assim como Jesus nasceu gerado pelo Espírito e assim como os discípulos receberam quando Jesus soprou sobre eles e disse “Recebei o Espírito Santo” (João 20: 22), somos capacitados a viver segundo o caráter de Cristo que teve uma vida perfeita e irrepreensível (I Pedro 2: 22) através do fruto do Espírito (Gálatas 5: 22 – 23).

Quando somos batizados com o Espírito Santo recebemos poder para testemunhar e manifestar os dons (Atos 1: 8 e I Co 12: 7 – 11) assim como Jesus foi quando a pomba desceu sobre ele após o seu batismo nas águas (Mateus 3: 16) capacitando-o a fazer uma obra tremenda e grandiosa (Atos 10: 38); assim como os discípulos foram em Pentecostes (Atos 2: 1 – 4).

Graças a Deus pelo Espírito Santo concedido a nós para vivermos uma vida santa, cumprindo seus mandamentos para o seu agrado.