I Sm 11 – 13
I Sm 12: 23 – “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito.”
Samuel lembra o povo de tudo o que Deus havia feito desde que Israel havia sido liberto da escravidão do Egito, como que o Senhor havia sido benigno e fiel ao seu povo e como o povo fora infiel, se prostituindo com outros deuses, como Deus levantou homens que livrassem os israelitas das mãos dos seus inimigos. Mas mesmo assim o povo quis que fosse levantado um rei que governasse sobre eles.
“Vendo vós que Naás, rei dos filhos de Amom, vinha contra vós outros, me dissestes: Não! Mas reinará sobre nós um rei; ao passo que o Senhor, vosso Deus, era o vosso rei.” (I Sm 12: 12)
Deus era o rei daquele povo. Não era da vontade de Deus que um rei fosse levantado, mas isso foi concedido ao povo por sua muita insistência. Temos que cuidar com aquilo que pedimos a Deus. Temos que ter um coração totalmente esvaziado dos nossos sonhos e abrir mão de tudo. Assim Deus nos dará a conhecer o seu coração para que oremos sempre de acordo com sua vontade e não segundo nossos interesses.
Mesmo se levantando um rei sobre Israel, Deus não abandona seu povo e diz que seria com eles se temessem e servissem ao Senhor (I Sm 12: 14) e então Samuel mais uma vez exerce seu sacerdócio dizendo que não deixaria de orar pelo povo e que isso seria pecado.
Hoje como discípulos de Cristo, temos que exercer bem nosso papel de profetas, falando de Deus para os homens, proclamando o evangelho, pregando as verdades de Cristo (ver exemplo de Samuel em I Sm 3: 19). Da mesma forma, temos que exercer nosso papel de sacerdotes, falando dos homens para Deus, orando, intercedendo e clamando pela igreja, pelas autoridades, pelos incrédulos, entendendo que deixar de fazer isso é pecado.
´´…Longe de mim que eu PEQUE contra o SENHOR…“ O pecado não consiste apenas em fazer aquilo que Deus manda que não façamos. Mas também em deixar de fazer o que Ele manda que façamos. Lendo o livro de I Samuel, tenho pensado: Uau, que responsabilidade tinham os sacerdotes, que desafio ser um sacerdote…“, no mesmo momento lembrei que eu sou uma sacerdote. todos os santos são sacerdotes! Temos uma responsabilidade muito grande de zelar pelo ensino de Cristo, ser testemunhas e proclamadores!
“se anuncio o evangelho, não tenho que me gloriar, pois sobre mim pesa esta obrigação; porque aí de mim se não pregar o evangelho! se faço de boa vontade, tenho galardão; mas se constrangido, é, então, a responsabilidade de despenseiro que me está confiada” ICo 9:16-17
Deus nos chama de filhos, confiou a nós o privilegio de anunciar o Seu Reino e nos concedeu a graça de vivermos aquilo que Ele nos ensinou !
Orar não é só falar com Deus, não é só conversar, falar e ouvir, não é só um diálogo com Deus. Orar é andar com Deus, 24 horas por dia, em todo tempo e em todo lugar, Jesus não tinha uma hora específica de oração diária, mas orava todo dia.
os meus sonhos, meus planos tem que andar de acordo com os sonhos de Deus pra mim…Ele é o dono e o rei da minha vida.
Oração, além de ser um diálogo da criatura com o seu criador, é também a alavanca de move a mão de Deus em nosso favor. portanto amados, sigam as instruções de Jesus, quando nos diz; orai sem cessar.
é verdade ,temos o dever de Orar sempre e em todo o tempo,o próprio Jesus nos Deu o exemplo,sempre que lemos os Evangelhos ,vimos O Senhor se separando para Orar,então devemos estar em Oração Constante: Orai Sem Cessar…..
Orar É Simplesmente Maravilhoso,bom:ao meu ponto de vista,pois sempre percebo o quanto sinto me Aproximar-me de Deus sempre que estou em Oração,eu Amo Orar,Tem Sido Um Poderoso Alimento para a minha alma………..