II Cr 24: 17 – 18 – “Depois da morte de Joiada, vieram os príncipes de Judá e se prostraram perante o rei, e o rei os ouviu. Deixaram a Casa do Senhor, Deus de seus pais, e serviram aos postes-ídolos e aos ídolos; e, por esta sua culpa, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém.”
Quando eu li o versículo de II Cr 24: 2 que diz: “Fez Joás o que era reto perante o Senhor todos os dias do sacerdote Joiada.” A primeira coisa que eu pensei foi: “e depois?” Nos livros de Reis não contam o que aconteceu depois, mas aqui em II Cr 24: 17 – 18 descobrimos que depois que Joiada morreu, Joás ouviu os príncipes de Judá e juntamente com eles passaram a viver em idolatria. Deus ainda levanta Zacarias, filho de Joiada, como profeta para alertar o rei, mas Joás o despreza e ele morre apedrejado pelo povo.
Joiada foi um sacerdote que se dedicou a zelar pelos estatutos do rei. Ele quem guardou Joás e preparou o caminho para que ele se levantasse como rei para dar fim ao reino de Atalia, que dava uma triste seqüência de governantes que faziam o que era mau perante o Senhor. Joiada era um grande exemplo e referência para Joás. Mas o rei ao invés de olhar e seguir o Deus de Joiada, simplesmente seguia Joiada e quando o sacerdote morre, ele perde a referência, o foco e se peca contra o Senhor.
Existem muitos homens que são exemplo para nossas vidas, pessoas que vivem em santidade, que frutificam, que cada vez mais se parecem com Jesus, cheios do Espírito Santo. Mas todos esses homens se encaixavam no que diz em Romanos 3. Eles eram pecadores estragados e corrompidos, inúteis para o propósito de Deus, mas quando se converteram passaram a seguir a Cristo e foram limpos, passaram a ter utilidade no propósito eterno de Deus, passaram a viver uma vida santa.
Não podemos seguir homens, por mais parecidos que eles sejam com Jesus, um bom pastor ensina sua ovelha a seguir a Cristo, imitar a Cristo, Ele é o nosso único ponto de referência. Quando Paulo diz “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (I Coríntios 11:1) ele não queria criar um novo caminho, pelo contrário, Paulo queria que seus discípulos imitassem a Cristo assim como ele imitava.
Jesus é único. Ele jamais falha. É perfeito em tudo. Quando seguimos Jesus e olhamos só para Ele temos a vitória como certa, não nos decepcionamos e conseguimos perserverar até o fim. Não podemos confiar em homens ou em nosso próprio braço. Jesus é o único Caminho, A Verdade e A Vida, o nosso único ponto de referência.
Oséias 11:7 – Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; ainda que chamam ao Altíssimo, nenhum deles o exalta.
O Erick já havia escrito que “A tendência do povo é a queda”. Então, jamais devemos ancorar nossa esperança em homens, ainda que tenha havido grande transformação de caráter, ainda que seja este piedoso e exale o prefume de Cristo será sempre um estragado.
Jesus é ponto de partida e chegada, é o Sim e o Amém!
achei legal, ver como os filhos dos sacerdotes e dos profetas que seguiam a Deus e foram ensinados por seus pais, permaneceram nos caminhos do Senhor como seus pais,
Jeú, filho de Hanani e Zacarias, filho de Joiada são dois exemplos.
é importante que os pais exerçam seu papel de ser sacerdotes dentro de suas casas!
Nessa leitura me chamou a atenção esse texto:
“Porém vai só, age e sê forte; do contrário, Deus te faria cair diante do inimigo, porque Deus tem força para ajudar e para fazer cair. Disse Amazias ao homem de Deus: Que se fará, pois, dos cem talentos de prata que dei às tropas de Israel? Respondeu-lhe o homem de Deus: Muito mais do que isso pode dar-te o SENHOR. Então, separou Amazias as tropas que lhe tinham vindo de Efraim para que voltassem para casa; pelo que muito se acendeu a ira deles contra Judá, e voltaram para csa ardendo em ira. Animou-se Amazias e, conduzindo o seu povo, foi-se ao vale do Sal, onde feriu dez mil dos filhos de Seir.” IICr 25:8 a 11
Nossa escolha determina nosso destino, posso levantar ou cair.
Não importa o quanto tenha investido em algo, se não vem do Senhor é melhor desistir enquanto é tempo, porque “Muito mais do que isso pode dar-te o Senhor”
Mesmo que todos se voltem contra mim e meus amigos se tornem em inimigos… a vontade do meu Senhor vai prevalecer!
Amazias creu, animou-se e obteve a vitória!
Como é importante olhar para Jesus. Temos a tendência em olhar para nós e pensar que já estamos bem… ou em certo momento tudo vai ser resolver naturalmente… o segredo e a vitoria está em Jesus, porque o querer e o realizar vem dEle.