II Cr 31 – 33
II Cr 32: 8 – “Com ele está o braço de carne, mas conosco, o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá.”
Quando Ezequias anima o povo dizendo: “um há conosco maior do que o que está com ele.” (II Cr 32: 7), se referindo ao exército da Assíria que tinha vindo para guerrear contra Judá, eu me lembrei da luta que temos diariamente para vivermos em santidade. A esperança de Ezequias não estava na força do seu exército, mas na provisão divina.
Da mesma forma nós lutamos para viver em santidade. O mundo, o Diabo, as pessoas e nossa própria carne nos bombardeiam com sensualidade, ira, idolatria, inveja, cobiça, avareza e tudo mais que desagrada o coração de Deus. O investimento de Satanás para que o homem se corrompa é cada vez maior e ele explora o que é agradável a carne. Mas nós encontramos esperança em saber que Cristo hoje vive em nós e por meio dEle somos mais que vencedores, por causa dEle podemos viver uma vida de santidade longe de todo o pecado. O mundo pode vir com toda sua força, mas aquele que vive em nós é muito maior. Jesus é muito poderoso!
Deus nunca se agrada de nossa coragem quando ela vem de nossa soberba, mas quando nosso coração está no Senhor, aí desafiamos gigantes como Davi fez, enfrentamos exercitos com armas numerosas, como Ezequias fez. Deus é nosso refúgio e nossa fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia.(Sl 46:1) O que Ele quer é que sejamos santos e apresentemos nossos corpos como a ele como sacrifícios puros santos e agradáveis.(Rm 12:1).
A NOVA VIDA EM CRISTO
Textos: Gl 5.1,4,5,13,14,16-25; Cl 3.5-10; II Co 5.17
Introdução:
A VIDA CRISTÃ É FÁCIL
“Visto como, pelo seu divino poder nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.” – (II Pe 1.3-4).
O espírito humano é a essência e o centro de nossa existência. Antes de nos unirmos a Jesus Cristo, nosso espírito estava morto. Mas, quando nós nos unimos a Jesus Cristo pelo Batísmo na Sua morte, o espírito de Cristo veio dentro de nós e ganhamos uma nova identidade fundamentada em Jesus. Pedro disse que assim começamos a participar da natureza divina. Como o Espírito de Cristo vem sobre nós para a nossa salvação, e porque o espírito é a essência de nossa existência, assim ao nos unirmos a Cristo passamos a ser cristãos, ou seja, com a natureza de Cristo.
Dizer que você é um cristão por seguir uma certa doutrina “cristã” não é a verdadeira realidade. Na verdade, pode-se seguir uma doutrina ou mesmo pertencer a qulquer segmento religioso e mesmo assim ser um morto espiritualmente se não tiver a “vida de Cristo” dentro de você. Paulo disse: “Aquele que se uniu a Cristo é um Espírito com Ele” – (1 Co 6.17). Quando nos unimos a Cristo, nos unimos para uma união eterna. Ele passa a viver em nós e se expressa através de nós.
Alguns dizem que Jesus deu a Sua vida PARA nós e poderia dar a Sua vida A nós e viver a Sua vida POR nós. Mas a realidade é que aquele que se une a Cristo é UM com Ele. Se somos um com ele, ele se expressa através de nós. A identidade de um “cristão” não está relacionada ao local onde vive, nem com o relacionamento com tem com este ou aquele sistema, mas sim com Cristo. Paulo disse: “E ele morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para sí mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne… e, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”- (II Co 5-15-17).
A totalidade da vida cristã está contida em Jesus Cristo. A vida cristã não é a respeito de Cristo. É CRISTO!
Muitos dos chamados “cristãos” estão se esforçando para viver como “cristãos”. E muitos desses estão frustrados, cansados e desanimados. Não é uma questão de querer fazer ou mesmo se esforçar para fazer, mas sim deixar Jesus fazer. Como é isso? Simples, Jesus Cristo vive em nós e se expressa através de nós. Muitos trocaram as leis de Moisés pelas leis de Cristo e se frustram da mesma maneira. Mas os mandamentos de Jesus Cristo só ele pode obedecer e isso ele faz através de nós. Paulo disse:
“Já não sou eu mais quem vive, mas Cristo vive EM e vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé nele” – (Gl 2.20).
1. NÓS EM CRISTO
A nossa nova vida em Cristo é a nossa permanência na Cruz. Se permanecermos na Cruz, temos então todas as garantias de que tudo o que ocorreu com Cristo ocorre conosco.
As cartas de Paulo registram mais de 78 vezes a expressão “EM CRISTO”. Outras expressões do tipo: “Nele, Naquele, em mim (quando Jesus mesmo se refere a ele) vão além de uma centena de vezes. Porque esta é a realidade para com Deus. Todas as coisas estão inseridas neste fato… em Cristo Jesus. Por dele, para ele e por meio dele são todas as coisas.
Nossa realidade “em cristo” é permanecer no estado em que fomos colocados, ou seja, na cruz.
Paulo disse, “Estou crucificado com Cristo”.
2. CRISTO EM NÓS
A expressão “Cristo em vós, a esperança da glória” espelha essa realidade espiritual. Este é o mistério que teve oculto das gerações passadas e só reveladas após a morte de Jesus.
3. ANDAI NO ESPÍRITO
Isso é andar na luz, ser transparentes, se deixar a conhecer, não esconder nada.
É deixar fluir a graça que é derramada sobre nós por ocasião do batismo.
É andar debaixo de conselho e orientação. Não andar como Adam os gentios – Ef 4.17.
4. FAZEI MORRER AS OBRAS DA CARNE
Há três áreas na nossa vida onde a carne pode atuar:
a) Área espiritual – Idolatria e feitiçaria
b) Área de relacionamento – Inimizades, ciúmes, iras (Temperamento agressivo, estupidez, grosserias), dissensões (confusão por tudo), facções (brigas partidárias), inveja, vícios (álcool, fumo, drogas), Fp 3.8,
c) Área sexual – Prostituição, impureza, conversa maliciosa, lascívia (Filmes pornográficos, desejos, sonhos eróticos, revistas).
A palvra que vem do Senhor nos anima a perseverar!
“Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” IJo 4:4
Jesus ja venceu o mundo! e AQUELE que ja venceu o mundo é o que está dentro de mim, me capacitando a correr a carreiraque me foi proposta!