Pv 9 – 13

Pv 10: 8 “O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios vem a arruinar-se.”

Quanta sabedoria há na palavra de Deus! Quanto mais lemos o livro de Provérbios, mais percebemos que a verdadeira sabedoria está em Cristo, por isso que intimidade do Senhor e sabedoria estão tão bem associados. Podemos ver que o homem sábio tem características muito parecidas com Jesus; ou seja, muitas dessas virtudes são frutos do Espírito Santo.

Quando lemos “com os humildes está a sabedoria” (Pv 11: 2) ou “o que modera os lábios é prudente” (Pv 10: 19) ou “a ira do insensato num instante se conhece, mas o prudente oculta a afronta” (Pv 12: 15) ou “a língua dos sábios é medicina.” (Pv 12: 18), fica óbvio que um homem cheio do Espírito Santo é sábio, pois ele terá domínio próprio, humildade, mansidão, e todos os outros frutos do Espírito descritos em Gálatas 5: 22 e 23.

Mas a sabedoria não está apenas ligada ao caráter do discípulo, mas também ao carisma: “o fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.” (Pv 11:30). Quando olhamos para Cristo vemos a plenitude do poder do Espírito Santo através nos dons que ele passou a manifestar depois do batismo e a plenitude do caráter, que é fruto do Espírito Santo. Em Cristo está a sabedoria! Temos que imitá-lo em tudo!