Pv 14 – 17

Pv 14: 25 – 26 “A testemunha verdadeira livra almas, mas o que se desboca em mentiras é enganador. No temor do Senhor, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos.”

Lendo esse versículo a primeira coisa que eu pensei foi na importância da proclamação. Grande é a responsabilidade que temos em falar a verdade e, como diz esse versículo de Provérbios, a testemunha verdadeira livra almas. Isto porque sabemos que todos nós nascemos na condição de pecadores e existe um problema irreparável: a condenação, a escravidão e a habitação do pecado.

Deus foi encontrar solução para esse problema através de Cristo, que nos justificou (nos livrando da condenação em sua morte), nos santifica (nos livra da escravidão dia a dia pela sua vida em nós) e nos glorificará (nos livrando da habitação pelo novo corpo que nos dará na sua vinda). Que maravilhosa verdade! Mas se não proclamarmos essa verdade com ousadia, não livraremos alma, seremos como o enganador se pregarmos um evangelho fofinho e humanista ou até mesmo se nos calarmos.

E se existe medo de falar a verdade, medo de ser confrontado no trabalho, ser desprezado diante de amigos ou qualquer outro engano que crie em nós receio de proclamar, basta ler a continuação do versículo: no temor do Senhor, tem o homem forte amparo. Temamos ao Senhor, que pode nos livrar a alma do inferno, que pode nos levar a salvação e não a homens.