Is 26 – 28
Is 26: 3 – 4 – “Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti. Confiai no Senhor perpetuamente, porque o Senhor Deus é uma rocha eterna.”
O discípulo deve ter um propósito firme de viver para o Senhor, em Apocalipse 3: 16 diz que o morno Deus está a ponto de vomitar de sua boca, pois o Senhor não se agrada de quem vive em cima do muro. Ter o propósito firme é decidir Jesus todos os dias, é se consagrar todos os dias, é sempre desenvolver sua salvação com tremor e com temor e, se pecar, confessar, ser transparente, andar na luz para ser purificado pelo Senhor.
Para que o discípulo tenha o propósito firme ele precisa confiar no Senhor e esperar nEle, o que é muito fácil para quem tem a revelação de que Deus é uma rocha eterna, mas os olhos humanos que são ansiosos e buscam interpretar os fatos de uma forma humana ficam limitados para experimentar o perfeito de Deus. O homem confia no Senhor tem o propósito firme e vive em paz, pois o Senhor o conserva em paz. Não há nada melhor que estar debaixo do governo de Cristo!
VOCÊ VIVE O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS?
1. INTRODUÇÃO
Por que você trabalha como policial militar? Qual o seu é propósito em ser policial militar?
O seu propósito é somente o de ganhar dinheiro? Você somente visa a sua sobrevivência?
Será que Deus teria um propósito maior? Qual seria o propósito eterno de Deus?
Tudo na nossa vida, a maneira de viver, o comportamento, nosso trabalho e esforço, é dirigido por um alvo ou pela meta que temos. Se sou medíocre na minha visão de futuro, com todo certeza o serei também no presente. Se faço as coisas só por fazer, não tendo nada por objetivo, nunca crescerei. Quem sonha com o NADA acabará por alcançá-lo.
Se, porventura , desejo amadurecer em minha vida particular e profissional ou se desejo chegar a um estágio mais tranqüilo devo, então, plantar hoje, no presente algo maior, mais duradouro e mais profundo.
Se queremos cooperar com Deus devemos conhecer os seus desejos, seu coração, seu propósito. Tudo que fazemos só terá valor eterno à medida que cooperar com o propósito de Deus.
2. UM ERRO MUITO COMUM.
Muitos de nós vivemos vários anos sem conhecer qual é o propósito de Deus para nossa vida. Críamos erradamente que o alvo dos “crentes” (cristãos) era chegar ao céu. Nós víamos a Bíblia com um enfoque humanista (o homem no centro de tudo) , e concluíamos que o propósito era a salvação dos homens. Tudo girando em torno do homem e de suas necessidades.
Esta visão equivocada ocorreu porque sempre víamos o propósito de Deus começando com a queda do homem. Sendo assim, como o homem está perdido, a salvação do homem se tornou o centro do propósito eterno de Deus. Aqui estava o erro e aqui devia ser feita a correção.
É claro que Deus quer salvar a todos os homens. Isto vimos claramente nos textos de 1Tm 2.3-4; 2Pe 3.9 e Jo 3.16. Mas nós não devemos confundir aquilo que Deus deseja com o que é o seu propósito. O propósito de Deus não surgiu com a queda do homem. É algo que já estava no seu coração antes da fundação do mundo (Ef 1.4,11).
Pensemos um pouco sobre a seguinte argumentação: Se, antes da fundação do mundo, Deus tinha o propósito de salvar o homem, então Deus é cúmplice do pecado, porque Deus necessitava que o homem pecasse para cumprir seu propósito. Quando Deus disse: “não coma deste fruto”, na verdade, queria que o homem comesse e pecasse, ficando perdido e em trevas. Deste modo Deus poderia cumprir seu propósito de salvar o homem e mostrar o seu grande amor.
Ora, tudo isto é uma grande confusão! Deus jamais quis que o homem pecasse! A salvação não era o propósito de coração de Deus. A redenção foi necessária por causa da queda. A queda não foi “programada” para que houvesse salvação. Nós precisamos conhecer qual era a primeira intenção de Deus, qual era o propósito que Deus tinha em seu coração quando criou o homem.
ou você ta totalmente dentro ou ta totalmente fora,
viver no meio termo é se enganar