Jr 42 – 44

Jr 42: 16 – “Acontecerá, então, que a espada que vós temeis vos alcançará na terra do Egito, e a fome que receais vos seguirá de perto os passos no Egito, onde morrereis.”

Os capitães dos exércitos vieram consultar a Jeremias sobre o que deveriam fazer e disseram que obedeceriam tudo aquilo que o Senhor o dissesse. Em parte isso é interessante pelo reconhecimento que eles viam em Jeremias, pois um homem como ele que vivia em função de agradar o coração do Pai acaba sendo reconhecido pelo povo como profeta. Por outro lado, mostra que o povo mantinha sua característica de carência de Deus, pois dependia de alguém que intermediasse ao Senhor.

Mas o povo não gostou das palavras de Jeremias, o acusaram de mentiroso e não obedeceram a ordem do Senhor, antes, voltaram ao Egito. Israel muitas vezes olhava para traz para contemplar o Egito e isso tirava os olhos deles de olhar para Deus. A proposta do Senhor é clara em Jr 31: 34 – a conversão apaga o passado, Deus purifica, perdoa e se esquece dos nossos pecados. Não existe motivo para olharmos para o passado, pois tudo foi esquecido por Deus. Se ainda existe lembrança em nós é para que aprendamos a exercer misericórdia para com nossos irmãos e para que não venhamos a repetir os erros. Mas nossos olhos devem estar fitos em Cristo, autor e consumador da nossa fé. Voltar para o Egito nunca pode ser uma opção para um discípulo.