Ez 9 – 12
Ez 11: 19 – 20 – “Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.”
A obra que Deus estava prestes a fazer tinha um objetivo. Como temos aprendido que a salvação é apenas um meio para se alcançar o propósito eterno de Deus, o novo coração e espírito que ele nos dá no lugar do coração de pedra é para que andemos nos seus estatutos. Deus quer um povo fiel as suas verdades, aos seus mandamentos.
Enquanto o Senhor trazia profecias quanto a destruição de Jerusalém e sobre como viria o arrependimento, veio uma palavra específica muito interessante ao povo que não valorizava a profecia, um povo sem temor que achava que aquelas coisas não aconteceriam no tempo deles. Em Ez 12: 21 – 28 Deus diz que cumpriria as profecias no tempo deles. Temos que temer a palavra do Senhor. Se quando ouvimos que Ele está voltando achamos que é uma profecia para daqui há muitos dias, viveremos uma vida mesquinha e relaxada. Mas se entendemos a urgência da profecia do Senhor, viveremos nossa vida de santidade e proclamação como se Jesus fosse voltar hoje. Não podemos perder tempo para que não venhamos a perder vidas.
O juízo de Deus é perfeito. Quando o profeta viu o juízo de Deus em ação se prostou ao chão em temor. É tremenda a promessa que Deus faz ao seu povo íntegro em Ez 11.15-20, pois por mais que estes fossem lançados fora de Israel, eles seriam um santuário em qualquer terra. o SENHOR prometeu a posse da terra de Israel ao seu povo. Aleluia! Mesmo nas piores provações temos a certeza da vitória pela justiça divina.
Precisamos nos apressar em proclamar o Evangelho do Reino. O único Evangelho que faz discípulos. Que são verdades bem ensinadas, bem aprendidas e bem transmitidas.
Verdades guardadas e transmitidas de geração a geração para que o ensino não se perca.
A proclamação desse Evangelho é que garantirá futuras gerações de discípulos semelhantes a Jesus.
A estabilidade da obra está na continuidade.
O diligente olha para a seara e sai para visitar, proclamar. Deus preparou um povo diligente que é cooperador e faz a obra. Para fazer essa obra, o Senhor nos deu a vida de Cristo (Cl 1:27). Somos um com Ele.
Que Fazer pois quando vos reunir…
1Co 14:26-31
3 Elementos Importantes
1. Intensa Participação. Nota: O versículo 26 se lê “cada um tem”…
2. Diversidade.
Diversidade de pessoas que falam.
Diversidade de manifestações. 2 ou 3 falam em línguas, 2 ou 3 profetizam e assim por diante. Não deixar com que um tema tome conta de toda reunião.
3. Sem ansiedade. (Sem pressa).
4. Costumes que caíram por terra.
Repetir a mesma manifestação. Quando alguém ora, todos querem orar. Ou então é louvor, ou só testemunho, etc.
A hora de ficar de pé. O músico fica em pé na frente e isso gera um entendimento na cabeça do povo. “É hora de cantar.”
Profecia.
O que profetiza fala aos homens. Consolando, edificando e exortando. (1Co 14:3)
A profecia é a manifestação mais importante na reunião. É mais importante que as curas, as línguas, os cânticos e tudo mais… Capítulo 14 de 1 Coríntios.
A profecia não é para ser explicada. A profecia é para ser proclamada. A profecia é a verdade!