Ez 13 – 15

Ez 14: 13 – 14 – “Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, cometendo graves transgressões, estenderei a mão contra ela, e tornarei instável o sustento do pão, e enviarei contra ela fome, e eliminarei dela homens e animais; ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor Deus.”

Existem duas coisas que me chamam atenção nesse trecho. A primeira é a individualidade da salvação, pois Noé, Daniel e Jó pela sua justiça não poderiam salvar um povo. Da mesma forma um pastor não pode salvar uma congregação ou um pai salvar seu filho. Ambos podem levar seus discípulos e seu filho a Cristo para que decidam se entregar ao único que pode salvar. Ter um pai convertido, um pastor amigo, um amigo santo não somam pontos para entrar no reino de Deus, mas a sua experiência individual com o Senhor, sua intimidade pessoal com Ele e sua conversão, isso sim vai garantir sua salvação.

Em segundo lugar eu fico pensando na moral que esses homens tinham para ser lembrados pelo Senhor num momento como esse. Pois Deus buscou exemplo de homens justos e lembrou de Noé, Daniel e Jó. Da mesma forma, em Hebreus 11 são citados vários discípulos que se entregaram a Deus de tal forma, que no versículo 38 diz que eles eram homens dos quais o mundo não era digno. Que honra é ser reconhecido pelo Senhor. Não devemos buscar nenhum outro reconhecimento senão o do nosso Pai.