Ez 13 – 15
Ez 14: 13 – 14 – “Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, cometendo graves transgressões, estenderei a mão contra ela, e tornarei instável o sustento do pão, e enviarei contra ela fome, e eliminarei dela homens e animais; ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor Deus.”
Existem duas coisas que me chamam atenção nesse trecho. A primeira é a individualidade da salvação, pois Noé, Daniel e Jó pela sua justiça não poderiam salvar um povo. Da mesma forma um pastor não pode salvar uma congregação ou um pai salvar seu filho. Ambos podem levar seus discípulos e seu filho a Cristo para que decidam se entregar ao único que pode salvar. Ter um pai convertido, um pastor amigo, um amigo santo não somam pontos para entrar no reino de Deus, mas a sua experiência individual com o Senhor, sua intimidade pessoal com Ele e sua conversão, isso sim vai garantir sua salvação.
Em segundo lugar eu fico pensando na moral que esses homens tinham para ser lembrados pelo Senhor num momento como esse. Pois Deus buscou exemplo de homens justos e lembrou de Noé, Daniel e Jó. Da mesma forma, em Hebreus 11 são citados vários discípulos que se entregaram a Deus de tal forma, que no versículo 38 diz que eles eram homens dos quais o mundo não era digno. Que honra é ser reconhecido pelo Senhor. Não devemos buscar nenhum outro reconhecimento senão o do nosso Pai.
“Contudo, quem se gloriar, glorie-se no Senhor, pois não é aprovado a quem a si mesmo se recomenda, mas aquele a quem o Senhor recomenda.” 2 Coríntios 10.17-18. Aleluia, não temos uma imagem a manter nem um nome a zelar!
O Senhor é a nossa única prioridade!
Devemos estar corretamente fundamentados (cavar profunda vala) e edificados (parede sobre a rocha) para não sermos enganados por falsos profetas. Quando um levantava paredes em falsos fundamentos, outros as maquiavam com argamassa não temperada (falsas doutrinas). Mas vem o dia do furor de Deus e a argamassa cairá e se perguntarão onde estava ela. Se revelará o fundamento, e verão que era mentira. (Ez 13.10-15 e Mt 7.24-27)
Realmente a Salvação é individual, podemos influenciar alguem ao Senhor. Mas se essa pessoa não tiver sua intimidade com o Pai irá se perder.
AS CARACTERÍSTICAS QUE CADA DISCÍPULO DEVE TER
EM FUNÇÃO DO PROPÓSITO ETERNO.
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Fp 2:5
1. Simplicidade 2 Co 11:3
Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.
2. Concentração Fp 3:13
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
3. Intensidade Cl 1:29
E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente
4. Continuidade Hb 6:10-12
Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.
Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança;
Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.
5. Sacrifício 2 Co 12:15
Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado.