Lc 23 – 24
Lc 24: 49 – “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.”
Jesus se fez carne e habitou entre nós, viveu uma vida perfeita e irrepreensível, fez uma obra tremenda e grandiosa, morreu pelos nossos pecados, foi ao Hades, ressuscitou, mas será que toda essa enorme manifestação de poder seria suficiente para que seus discípulos permanecessem? O que seria da igreja sem o Espírito Santo?
O Espírito Santo que encheu os discípulos de poder para pregarem em toda parte (Atos 1: 8), o Espírito Santo que capacitou os discípulos a manifestarem os dons que Jesus havia manifestado de curar, discernir, ter palavras de conhecimento, etc (I Coríntios 12: 4 – 11). O Espírito Santo que capacitou os discípulos a terem o caráter de Jesus em toda plenitude de sua bondade, benignidade, mansidão, domínio próprio, etc. (Gálatas 5: 22 – 23).
O Espírito Santo convence o pecador a se arrepender (João 16: 8 ) e sendo assim, Ele é o principal responsável pela obra na igreja. É Ele também quem nos revela a pessoa de Cristo (João 14: 26; 15: 26 e I Coríntios 12: 3). Sendo assim, sabemos que nada seríamos se não fosse o Espírito Santo. Glória a Deus pelo Espírito Santo derramado sobre seus filhos para que vivêssemos e cumpríssemos seu glorioso propósito eterno.
“Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.” Lc 17:20 e 21
Batismo com o Espírito Santo – Osias
Os discípulos não podem deixar de orar em línguas todos os dias. Quando saem de 2 em 2 para proclamar, um fala o outro ora em línguas, baixinho.
Porque eu não falo em línguas?
1)Medo; 2) Religiosidade (misticismo); 3) Incredulidade (falta de fé) ; 4) Insegurança; 5) Desconhecimento (falta de revelação) ; 6) Preguiça (dar o primeiro passo, dar continuidade, praticar); 7) Orgulho e soberba; 8)Vergonha, timidez; 9) Intelectualismo; 10) Dúvida; 11) Desinteresse.
I Co 12: 1 a 11; 14: 1 a 19, 22 a 33, 39 a 40 – 9 dons:
Palavra de sabedoria: enxergar algo a frente; revelação para alguma situação; promessa; futuro; palavra direcional.
Palavra de conhecimento: algo para trás que o Espírito revela; passado.
Fé: crer no impossível; agir numa palavra que Deus deu.
Dons de curar: Mc 16:16, orar em línguas e crer na cura.
Operação de milagres: ressuscitar mortos; parar uma catástrofe.
Profecia: exortar; animar I Co 14:3; consolar; edificar.
Discernimento de espíritos: discernir se é para expulsar ou repreender.
Variedade de línguas: orar em línguas normalmente é individual, é expressão de adoração a Deus. Pode manifestar nos encontros se tiver interpretação.
Interpretação de línguas: não é palavra por palavra, simultâneo, mas o sentido do que foi falado.
RECEBER BATIZADO
JESUS Nasceu, recebeu Jordão
o Espírito Santo Batizado com o Espírito Santo
DISCÍPULOS Jo 20:21 e 22 Pentecostes
NÓS Batismo em Cristo Antes At 10:44 a 48; durante;
Depois At 19:1 a 7
VERDADE – caráter, forma, odre. Legalismo se for só a verdade. Fruto, Gl 6.
GRAÇA – Carisma, poder, vinho. Misticismo se for só a graça. Dons.
GRAÇA + VERDADE = GLÓRIA, PLENITUDE!
3 experiências com o Espírito Santo: Receber o Espírito Santo; ser batizado com o Espírito Santo; visitação do Espírito Santo (Deus dá quando quer, a quem quer).