Jo 10 – 11
Jo 10: 27 – 28 – “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.”
“Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava. Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.” (Jo 10: 1 – 18)
CONTRASTE: JESUS (DEUS – HOMEM) X A CRIATURA (QUERENDO SER DEUS)
1. LEITURA: EZ 28.11-19; IS 14.12-15; CL 1.13; MT 11.28-30.
2. FALAMOS SOBRE OS PECADOS. TEMOS QUE IR À FONTE DO PROBL.
3. QUANDO LÚCIFER SE REBELOU ELE TINHA DUAS MOTIVAÇÕES.
a. AUTORIDADE (GOVERNO – TRONO) IS 14.13-14
b. GLÓRIA (RECONHECIMENTO) EZ 28.17.
c. NA VERDADE ELE QUIS TOMAR O LUGAR DE DEUS.
4. DUAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:
a. ISTO OCORREU PELA PERDA DA SABEDORIA (EZ 28.17). ELE SE TORNOU ESTÚPIDO E A MENTIRA NASCEU EM SUA MENTE (JO 8.44).
i. PORQUE PENSOU QUE PODERIA AFRONTAR A DEUS. DEUS É INFINITO E JUSTO (EZ. 2818; IS 14.15). CASTIGO.
ii. PERDEU O CONHECIMENTO DE DEUS E JULGOU SEU CARÁTER (CONSIDEROU DEUS EGOÍSTA). “DEUS SÓ QUER MANDAR E SER GLORIFICADO”. (NÃO ENTENDEU QUE ISTO ERA JUSTO, POIS DEUS É DEUS).
5. ABALOU A ORDEM DO UNIVERSO CRIANDO O REINO DAS TREVAS E DA MENTIRA (ANJOS E HOMENS (GN 3) O SEGUIRAM. É NESTE REINO QUE NASCEMOS E VIVEMOS (EXPLICAR A HERANÇA E COMO DESDE PEQUENOS MENTIMOS E SOMOS EGOÍSTAS).
6. TAMBÉM NOS TORNAMOS MERECEDORES DO CASTIGO.
7. MAS DEUS NÃO É APENAS BOM. É INFINITAMENTE BOM. ELE QUER DUAS COISAS. (1) REVELAR SEU VERDADEIRO CARÁTER E (2) RECONQUISTAR O HOMEM PARA O PLANO QUE ELE TINHA. RECONQUISTAR PARA ELE MESMO.
8. COMO FAZER ISTO? Ó PERFEIÇÃO DE DEUS.
9. SE A MENTIRA ERA DE QUE DEUS FOI INJUSTO, DEUS REVELOU SEU CORAÇÃO ABRINDO MÃO DA AUTORIDADE E DA GLÓRIA. VEIO COMO HOMEM. E ESTE É JESUS A QUEM ADORAMOS.
10. VOCÊ QUER SABER COMO É DEUS? OLHA PARA JESUS ESVAZIADO E HUMILHADO. ALI VOCÊ VAI VER TODA A SANTIDADE DE INTENÇÃO E DE AMOR. VAI VER A LUZ, A VERDADE, A GLÓRIA DE DEUS. A GLÓRIA DE DEUS É O SEU CORAÇÃO PERFEITO.
11. ESTÁ DESFEITA A MENTIRA.
12. AGORA ELE NOS LIBERTA DO REINO DAS TREVAS. COMO?
13. SE JÁ RECONHECEMOS NOSSOS PECADOS. TEMOS QUE ABOMINAR TAMBÉM O NOSSO PECADO (INDEPENDÊNCIA E VAIDADE).
14. OUVIMOS O SEU CONVITE: MT 11.28-30.
15. EM NOSSO CORAÇÃO DEVEMOS:
a. ESTAR ENCANTADOS COM ESTE JESUS.
b. ABOMINAR TODA INDEPENDÊNCIA E ORGULHO (POIS NOS TORNAMOS SEMELHANTES A LÚCIFER).
c. DESEJAR E BUSCAR SER SEMELHANTES A JESUS.
Jo 10.30 “Eu e o Pai somos um” Deus se colocou tão próximo a nós que chegou a se fazer um de nós. Ele nos eu acesso a si próprio por meio de Jesus. Algumas vezes precisamos falar com uma pessoa comum: um diretor do colegio, um gerente de uma loja, um supervisor de repartição publica, e estes se colocam acima de nós, distantes, podendo nos tratar mal e não nos ajudar. Mas o Criador Perfeito, Imutável, Misericordioso, que não comete erros, que nos ama, que é acima de tudo e de todos, nos deu (sem merecermos) um caminho de acesso a Ele ! “quem vier a mim jamais rejeitarei” Jo 6:37
Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas. 1 Pedro 2:25