Nm 16 – 18

Nm 16: 3 – “e se ajuntaram contra Moisés e contra Arão e lhes disseram: Basta! Pois que toda a congregação é santa, cada um deles é santo, e o Senhor está no meio deles; por que, pois, vos exaltais sobre a congregação do Senhor?”

Repare o pensamento humanista de Corá, Datã e Abirão. Três homens se juntaram contra Moisés e Arão e ainda trouxeram consigo duzentos e cinqüenta homens argumentando que o povo era santo, como se todo o zelo de Moisés e Arão pelo povo fosse só para aparecer e que não era necessário ser tão radical. É tão fácil dar nossas explicações, tão fácil ter opiniões e nos basear naquilo que vemos no dia a dia. Mas Deus não é humanista, Deus não abre exceções para “pecadinhos”, Deus não alivia a lei nem alarga a porta para facilitar o caminho. O homem é infiel, egoísta e mau, por isso vem com intrigas agindo como se estivesse a altura de Deus para julgar, mas Deus é justo e fiel e sua lei é perfeita e nenhuma vírgula deve ser alterada.

Ninguém é santo por esforço próprio, só é santo quem vive a lei do Senhor através de Cristo em nós, a esperança da glória (Cl 1: 27).