I Cr 27 -29

I Cr 28: 9 – “Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre.”

A declaração de Davi a seu filho Salomão é muito bonita e o coração de Deus revelado nesse versículo é fantástico. Se eu buscar o Senhor, Ele se tornará acessível para que eu O encontre, como Deus é Pai amoroso!

Mas fico pensando na idéia que Davi teve de fazer a casa do Senhor, pois Deus logo de cara diz que jamais havia habitado em casa e que jamais estaria limitado a quatro paredes (II Samuel 7: 1 – 17) e Deus mostra seu desejo de fazer morada em nós através do descendente que viria de Davi: Jesus. Mas Davi entende que Deus falara de Salomão (ver I Crônicas 22: 7). Apesar de Davi falar ao povo e a seu filho da importância de seguir os preceitos de Deus, eu fico me perguntando: será que ele foi tão preocupado de ensinar os estatutos do Senhor a Salomão quanto a orientá-lo acerca da construção da Casa do Senhor? Pois olhando para a vida de Salomão, logo cedo ele se casa com uma mulher estrangeira (I Reis 3: 1) e se contamina com idolatria no final da sua vida, se desviando dos caminhos de Deus.

Independente de como Davi instruiu seu filho (pois a questão aqui não é querer entender isso), o que nós temos que pensar é: será que estamos mais preocupados de ensinar nossas idéias e opiniões do que simplesmente o que está escrito na palavra? Será que estamos mais preocupados em ensinar as coisas de Deus do que levar o discípulo a conhecer a Deus? Lembremos sempre que a função do pai e do discipulador é levar o filho ou o discípulo a conhecer a Cristo, ter revelação da pessoa de Cristo, imitar Jesus, ser santo, manso, humilde, pregador e servo como Jesus. Ele é nosso ponto de referência.