Ed 6 – 8

Ed 8: 31 – “E partimos do rio Aava, no dia doze do primeiro mês, para irmos a Jerusalém; e a mão do nosso Deus estava sobre nós, e livrou-nos da mão dos inimigos, e dos que nos armavam ciladas pelo caminho.”

Depois de Deus mostrar novamente sua grande misericórdia ao inclinar o coração dos reis da Pérsia a libertarem os israelitas de forma que eles voltassem a sua terra e reedificassem a casa do Senhor, a chegada dos judeus em Jerusalém foi segura.

Mas não foi por acaso que tudo isso aconteceu e eles tiveram paz na jornada. Deus novamente trabalha em parceria com homens que se dispuseram a servir ao Senhor de todo o coração e dessa vez Esdras se dispõe para a obra de Deus.

“Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.” (Ed 7: 10)

Como um bom líder, Esdras não chama a atenção do povo para si, mas mobiliza o povo para que focassem no Senhor. Então o povo jejua para se humilhar diante da face de Deus e pedir segurança na jornada que fariam.

“Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens.” (Ed 8: 21)

É nessa simplicidade que temos que nos portar. Como Esdras, que venhamos ter sempre o coração disposto para o agir do Senhor, que possamos constantemente nos humilhar diante dEle e sempre chamar a atenção dos que estão próximos para olhar para Cristo.