Jó 38 – 42

Jó 42: 5 – 6 – “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.”

Depois de 37 capítulos de muita argumentação de Jó diante de seus amigos, muita defesa da sua justiça, muita soberba, muita confiança em ti, Deus fala poucas palavras que quebrantam o coração de Jó.

De fato, como o Senhor é soberano! Quanta sabedoria e entendimento há nEle! Como é perfeita a sua criação! Quantos detalhes nos fenômenos da natureza e nos animais e Deus conhece todos eles, Ele é o criador do Universo! Deus consegue levar Jó ao arrependimento, pois ele que só conhecia o Senhor de ouvir, passa a vê-lo e toda sua justiça própria cai por terra e é substituída por uma forte contrição e convicção de pecado.

Que Deus tenha sempre a liberdade de tratar nosso caráter como Ele teve com Jó, pois só assim seremos moldados dia a dia segundo a sua vontade, que tenhamos sempre um coração quebrantado e contrito e não soberbo e orgulhoso como era o coração de Jó antes da sua grande experiência com Deus.