Jó 34 – 37
Jó 34: 10 – “Pelo que vós, homens sensatos, escutai-me: longe de Deus o praticar ele a perversidade, e do Todo-Poderoso o cometer injustiça.”
“Porque não sei lisonjear; em caso contrário, em breve me levaria o meu Criador.” (Jó 32: 22)
Antes de Eliú fazer o seu discurso ele já deixa claro que não ia falar algo agradável aos ouvidos de Jó. Como um profeta, Eliú tinha consciência de que deveria falar aquilo que Deus queria. Em seu discurso, Eliú mostra toda a superioridade de Deus em relação ao homem e repreende Jó por se achar bom o suficiente para questionar a justiça de Deus e os demais amigos por não saber argumentar com Jó a favor do Todo-Poderoso.
”Se Deus pensasse apenas em si mesmo e para si recolhesse o seu espírito e o seu sopro, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó.” (Jó 34: 14 – 15)
Uma frase simples, mas que diz muito do amor de Deus por nós e derruba toda a argumentação de Jó. Deus tem o poder de destruir tudo, mas o fato de estarmos vivos mostra a grandeza da sua misericórdia. Temos uma única vida para vivermos não segundo a nossa justiça, mas segundo os preceitos do Senhor, pois Ele é quem é o dono da lei e do juízo, Ele é quem é digno do nosso louvor e adoração.
amém!
misericórdia por um povo que é infiel à Ele..
Isaías 55:9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
Preciosos todos estes ensinamentos sobre o Livro de Jó!! Realmente temos que reconhecer nossa total pequenez diante do Todo Poderoso, o autor da vida, reconhecer que nossa justiça é pó, sua misericórdia é o que não nos faz perecer e nos preserva para os dias futuros que só fazem sentido se vivermos para o seu inteiro agrado !!!! E este mesmo Deus, tão sublime e inacalsansável, enviou seu filho para morrer por nós para que vivêssemos por meio dele… Que tremenda esperança !! sem palavras…
Cris, como é bom saber que esse Deus tão misericordioso é nosso paizinho, né? Bjs, querida!
Revisão das Verdades do Evangelho do Reino
O propósito eterno de Deus é ter uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus para a glória de Deus Pai.
(Gênesis 1:26; Romanos 8:28-29; Efésios 1:5; Hebreus 2:10)
Porém o homem desobedeceu a Deus (Gênesis 3), tornando-se INDEPENDENTE de Deus e incapaz de cumprir o seu propósito eterno (Romanos 3:10). O homem se fez escravo do pecado (Romanos 3:12 e 23).
Jesus, com seu amor e misericórdia, SALVOU o homem, libertando-o do império das trevas e transportando-o para o seu Reino (Colossenses 1:13).
Assim, o homem se tornou novamente capaz de cumprir o propósito eterno de Deus.
1. Por que Deus criou o homem?
Deus criou o homem para cumprir o seu propósito eterno.
(Gênesis 1:26).
2. Qual é o propósito de Deus?
O seu propósito é ter uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus.
(Romanos 8:28-29).
3. O que aconteceu quando o homem desobedeceu a Deus?
O homem se tornou incapaz de cumprir o propósito de Deus. (Romanos 3:10,12 e 23).
4. O que é salvação?
É o resgate do império das trevas para o reino do filho do seu amor. (Colossenses 1:13).
5. Para que Deus nos salvou?
Para cumprirmos o seu propósito eterno.
(Filipenses 3:12).