Mt 5 – 6

Mt 5: 20 – “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.”

Entrar no reino dos céus é o desejo natural de qualquer pessoa em sã consciência, mesmo as pessoas que vivem no mundo uma vida secular, quando interrogadas às vezes acreditam que serão salvas e demonstram o desejo da salvação. No Sermão do Monte Jesus dá a dica do que precisa ser feito para conseguir a salvação.

Jesus começa o discurso com as bem-aventuranças, demonstrando qual o caráter que deve haver na vida de um homem para que ele seja luz nas trevas. Depois ele diz que não veio revogar a lei, mas veio cumprir e, antes de começar a falar na prática o que seria o cumprimento da lei, ele diz que para entrar no reino dos céus é necessário exceder em muito a justiça dos escribas e fariseus.

Em seguida Ele começa a falar da justiça dos fariseus quando fala “foi dito aos antigos” se referindo aos dez mandamentos, à lei de Moisés. Depois Jesus diz “eu porém vos digo” se referindo ao que seria exceder em muito a justiça dos fariseus, à lei de Cristo. Então Jesus começa a revelar o que de fato estava no coração do Pai no viver em santidade. Jesus aumentou o padrão e o que mais incomodava os escribas e fariseus é que Ele vivia toda vírgula daquilo que Ele pregava.

Jesus nos deu o exemplo e sua própria vida para que vivamos seu padrão de vida, sua lei. Vivamos nossa vida para honrar o único que pode nos colocar no reino dos céus.