Lc 4 – 5
Lc 5: 11 – “E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram.”
Os discípulos viram muita coisa antes de seguirem Jesus. O livro de Lucas começa falando que foi feita uma investigação acurada de todos os fatos para poder expor tudo em ordem (Lc 1: 1 – 4). Daí começamos a ver Jesus iniciando sua obra tremenda e grandiosa em todo lugar que ia.
Em Lucas 4: 38 – 39 Jesus vai a casa de Pedro, ora pela sua sogra e ela é curada. Pouco tempo depois Jesus atendia a multidão e sendo pressionado por eles pediu a Pedro o barco emprestado para poder ensinar a multidão. Depois disso ele mandou Pedro lançar as redes para pescar. Pedro, mesmo que tendo passado o dia todo sem pegar peixe nenhum resolve lançar as redes sob a palavra de Cristo e colheu tanto peixe que precisou de ajuda de outros pescadores para recolher tudo. Tiago e João que eram seus sócios também viram tudo e depois disso eles passaram a seguir Jesus.
Assim como Jesus nós temos que viver os estatutos de Deus, pregando em todo tempo, buscando a manifestação do poder do Espírito Santo que habita em nós e os frutos vão vir naturalmente.
Liberdade
Na história percebemos uma procura e uma luta constante por liberdade, homens e mulheres que deram a sua vida por este sonho, guerras e batalhas constantes contra a tirania e a escravidão.
Nos dias de hoje ouvimos canções pedindo para que a liberdade abra as asas sobre nós, o clamor parece eterno dentro do homem.
Conhecereis a verdade e a verdade vós libertará.
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Só Jesus pode nos libertar
E a liberdade que Ele nos dar é de sermos livres para sermos santos como Ele é santo. O livre arbítrio é uma escolha: eu escolho Jesus, é Ele quem governa a minha vida.