I Re 13 – 14
I Re 13: 26 – “Ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à palavra do Senhor; por isso, o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe tinha dito.”
“porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.” (Mateus 24: 24)
Veio de Judá um homem de Deus com uma missão. Deus tinha dado as instruções claras que ele não podia comer pão, nem beber água e nem voltar pelo caminho que ele havia ido. Este homem foi até Jeroboão e deu uma dura palavra, segundo o que o Senhor havia ordenado e recusou ser acolhido pelo rei, porque estava disposto a cumprir sua missão. Por uma segunda vez ele é convidado a comer pão, mas desta vez por um profeta mais velho, mas novamente ele recusa.
Este homem de Deus parecia estar muito focado em fazer tudo exatamente como Deus ordenara, mas então o outro profeta, mais velho, diz que um anjo havia falado para ele que para fazê-lo voltar a sua casa para comer pão e água e fazendo assim mentiu, mas aquele homem de Deus acreditou e foi e pecou contra o Senhor.
Existem algumas alertas na Bíblia contra os falsos profetas que surgiriam. Muitos deles estão pregando coisas agradáveis de ouvir, mensagens de prosperidade que fazem bem ao nosso ego, prega um Deus humanista, um evangelho fofinho, tudo uma grande mentira. Nós temos uma revelação, essa revelação deve produzir em nós convicção e disposição para passarmos por toda adversidade com o objetivo de resgatar as verdades de Cristo. Não podemos nos deixar enganar pelos falsos profetas. A Bíblia nos deixa clara qual é a nossa missão. Que sejamos aqueles que vão cumprir essa missão e perseverar até o fim e não aqueles que vão se deixar levar pelas palavras de um falso profeta que seja agradável ao nosso ego e acabar devorado por um leão ou, pior que isso, perder nossa eternidade com Deus.
Não podemos nos deixar enganar por falsos profetas. Mas, para nos prevenirmos, é bom estarmos conscientes de que as suas palavras serão exatamente o que nossa carne quer ouvir: “…um anjo do Senhor me disse para te dar pão”.
Também é muito importante sondarmos nosso coração para que não sejamos encontrados buscando falsas profecias e pregações, como no exemplo em Is 30:9-10
“Porque povo rebelde é este, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do Senhor. Eles dizem aos videntes: Não tenhais visões; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, profetizai-nos ilusões; desviai-vos do caminho, apartai-vos da vereda; não nos faleis mais do Santo de Israel.”
Efésios 4:15
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Restaurando a verdade, com simplicidade, sendo guardiões da revelação de Cristo, pregando um evangelho simples porém poderoso, que destrona o eu e traz o Senhorio de Cristo em nossas vidas, cortando as imperfeições e
misticismo e vivendo a vida de intenso relacionamento no corpo, nas juntas e ligamentos. Vivendo assim, os falsos profetas serão facilmente identificados.
Temos que buscar o evangelho que Jesus pregou..
tudo que pregam por aí e que não tem base bíblica naquilo que Jesus pregou, não podemos seguir.
Quando somos inteiramente dependentes de Deus e cremos que Ele quer a nossa intimidade, é fundamental corrermos e recorrermos ao Senhor.
Precisamos também discernir. A igreja não sobrevive sem os dons espirituais. Precisamos buscá-lo com zelo.
O falso profeta é aquele que fala o que você quer ouvir, prega um evangelho orientado ao homem, dá ênfase as promessas e se esquece das demandas, se importa com a felicidade e não com a santidade, fala sobre buscarmos os nossos interesses e faz-nos tentar viver independente de Deus.
*As ovelhas conhece a voz do seu pastor…realmente, temos que deixar o Senhor agir por nós, e sempre está no núcleo da vontade dele,sendo respaldado da sua sabedoria,temos que chegar no pleno conhecimento do filho de Deus, através dos meios de graça e outros que já sabemos.
… bjim*…
O Profeta Velho.
I Re 13:11 a 32
Esse texto fala de 2 profetas.
Um que foi levar a Palavra do Senhor, não obedeceu o que Deus tinha lhe direcionado na sua totalidade e morreu. Isso nos ensina a não nos desviamos das verdades aprendidas, ainda que um anjo venha e fale diferente (da Palavra), que seja anátema!
Outro, o profeta velho, fala de alguém que ouviu diretamente do Senhor, mas não atuava ultimamente (tanto que Deus trouxe um de mais distante para falar o que ele poderia ter dito).
Algumas características deste profeta me chamaram a atenção:
– Seus filhos eram instruídos segundo seus costumes, intenções e astúcia (vs 11 a 13).
– Imperativo e persuasivo. Talvez não quisesse mentir, mas achou que tinha a palavra certa (vs 15 a 18). O profeta velho passa a vida ouvindo a palavra do Senhor, deixa de depender dele e fala seus conselhos.
– Se exime de culpa e expõe o outro profeta (vs 26).
– Sem perceber sua parcela de culpa, chora a morte do profeta, enterra-o e pede aos filhos que o enterrem com ele. Aos olhos humanos seu comportamento é correto.
Temos que vigiar para não sermos “profetas velhos”: Incluindo-nos no mover do Senhor, mas ao invés de servir querer aparecer e receber glória; Não depender do Senhor para falar em seu Nome, minha opinião não traz mudança de vida; Agir por inveja e astucia; Dar meu jeito, agir do meu modo; Sem compaixão ou misericórdia.