Sl 52 – 59
Sl 56: 3 – 4 – “Em me vindo o temor, hei de confiar em ti. Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal?”
“Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas inscritas no teu livro?” (Sl 56: 8 )
Fico impressionado com a convicção de Davi no cuidado de Deus por ele. Mesmo em meio a perseguição, Davi permanecia fiel e confiante, afinal, o que um mortal poderia fazer com ele? Ele pertencia a Deus e confiava totalmente nEle.
Certa vez, lendo o texto em que Jesus andava sobre as águas (Mateus 14: 22 – 33), Deus me mostrou algo muito legal. Quando Jesus anda sobre as águas, os discípulos ficam com medo, mas ao Jesus se apresentar, Pedro logo o desafia dizendo: “se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas.” Então Pedro vai e anda por sobre as águas e se encontra com Jesus, mas quando ele olha para a força do vento, fica com medo e afunda. Assim somos nós, pois quando andamos nessa confiança que Davi tinha, fazemos o impossível, quando olhamos para Jesus nós andamos por sobre as águas. Porém, quando olhamos para as circunstâncias na limitação da nossa mente, nós afundamos, nós andamos ansiosos. Que tenhamos esse coração de Davi de total confiança em Deus para que tenhamos uma vida tranqüila, livre da ansiedade.
FAZENDO DISCÍPULOS
CREIO QUE A COISA MAIS TRISTE QUE PODE ACONTECER DURANTE A NOSSA JORNADA FAZENDO DISCÍPULOS É VER ALGUÉM TENTANDO FAZER A OBRA COM UM PESO, COM FRUSTRAÇÃO OU POR PRESSÃO.
POR UM OUTRO LADO A COISA MAIS FELIZ QUE PODE ACONTECER DURANTE A NOSSA JORNADA FAZENDO DISCÍPULOS É FAZER COM ALEGRIA, COM PRAZER, VIVENDO UMA AVENTURA GOSTOSA E DIVERTIDA.
PARA ISSO PRECISAMOS CHECAR AS NOSSAS MOTIVAÇÕES.
ESTANDO COM AS MOTIVAÇÕES CORRETAS, DAREMOS NOSSAS VIDAS PELOS DISCÍPULOS E COM ISSO FRUTIFICAREMOS A CEM POR UM.
GALATAS 4:19
MEUS FILHOS, POR QUEM, DE NOVO, SOFRO AS DORES DE PARTO, ATÉ SER CRISTO FORMADO EM VÓS;
DE NOVO, SIGNIFICA QUE SÃO DOIS PARTOS, UM QUANDO VOCÊ GANHA E OUTRO NA EDIFICAÇÃO.
O MINISTÉRIO DO DISCÍPULO COMEÇA NA CABEÇA DO LÍDER (MARCOS MORAES)
PRECISAMOS SABER IDENTIFICAR EM NOSSOS DISCÍPULOS O MOMENTO CERTO DE SEU CHAMADO (QUANDO A FICHA CAI) E ESTAR DISPOSTO A GASTAR-SE E SE DEIXAR GASTAR PARA FORMAR A VIDA DE CRISTO NELE, ESTANDO PRONTO TAMBÉM, PARA QUE ELE FAÇA OBRAS MAIORES QUE A NOSSA.
O CHAMADO, O DISCIPULADO
E O MINISTÉRIO DE UM DISCÍPULO
1. PRIMEIRO EU DESTACO A VIDA DE JOSUÉ (DISCÍPULO DE MOISÉS)
ANTES DE CHECARMOS O LIVRO DE JOSUÉ EU QUERO LEMBRAR ALGUMAS SITUAÇÕES:
EXÔDO 17:8 A 16
EXÔDO 24:13
EXÔDO 32:17
EXÔDO 33:11
NÚMEROS 11:28
NÚMEROS 13:16
NÚMEROS 14:1 A 38
NÚMEROS 26:65
NÚMEROS 27:18 A 23
NÚMEROS 32:11 E 12
DEUTERONÔMIO 31:1 A 23
DEUTERONÔMIO 34:9
NO LIVRO DE JOSUÉ SEGUIMOS, APÓS O SEU CHAMADO E DISCIPULADO, ACOMPANHANDO O SEU MINISTÉRIO.
JOSUÉ 1:1 A 9 (INICIO DO MINISTÉRIO)
A PASSAGEM PELO RIO JORDÃO, AS 12 PEDRAS, AS SANDÁLIAS TIRADAS, A DESTRUIÇÃO DE JERICÓ, AS BATALHAS VENCIDAS, O SOL SE DETEVE E A LUA PAROU (10:12), AS HERANÇAS, A TERRA PROMETIDA E A RENOVAÇÃO DA ALIANÇA.
2. VEJAMOS AGORA O EXEMPLO DE DAVI
O DISCÍPULO SUPORTA QUALQUER DISCIPULADOR, MAS, O MELHOR DISCIPULADOR NÃO FORMA UM QUE NÃO É DISCÍPULO (MARIO ROBERTO FAGUNDES)
O VOTO DE ANA, O NASCIMENTO DE SAMUEL, OS FILHOS DE ELI, OS ISRAELISTAS PEDEM UM REI (SAUL), OS FILISTEUS, A REBELIÃO DE SAUL (I SAMUEL 15: 22 E 23), SAMUEL UNGI DAVI (I SAMUEL 16:1 A 13), DAVI E A HARPA, GOLIAS, O CIÚME DE SAUL (I SAMUEL 18: 6 A 8), SAUL TENTA MATAR DAVI, DAVI ESCONDIDO E PERSEGUIDO, DAVI POUPA A VIDA DE SAUL DUAS VEZES (I SAMUEL 24:1 A 22 E 26 1 A 25), OS VALENTES DE DAVI, A MORTE DE SAUL, O PECADO DE DAVI, HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS.
E OS VALENTES DE SAUL? DAVI ERA O VALENTE DE SAUL, MESMO ELE SENDO UM UNGIDO DE CORAÇÃO PERVERSO.
3. PRA FECHAR O VT OBSERVEMOS ELISEU (DISCÍPULO DE ELIAS)
I REIS 19:19 A 21
2 REIS 2: 1 A 14
2 REIS 2: 23 A 25
O AZEITE DA VIÚVA, A SUNAMITA E A RESSUREIÇÃO DO MENINO, NAAMÃ CURADO DA LEPRA, MACHADO FLUTUANDO, AS PROFECIAS,
4. POR FIM NO NT VAMOS CHECAR PEDRO (DISCÍPULO DE JESUS)
LUCAS 5:1 A 11
PEDRO JÁ VINHA ACOMPANHANDO JESUS (LUCAS 4:38 E 39)
QUANDO VIU JESUS, O CHAMOU DE MESTRE
DEPOIS DO MILAGRE, A FICHA CAIU, E PASSOU A CHAMÁ-LO DE SENHOR. DEPOIS DESTE MOMENTO ESTAVA DISPOSTO A DEIXAR TUDO POR JESUS.
Discipulado é mais do que um estudo bíblico, é mais do que reuniões de oração, é mais do que tratamento de vida, discipulado é vida na vida, juntas e ligamentos: relacionamentos fortes e resistentes entre os irmãos. Fazer discípulos é um estilo de vida, comunhão intensa 24 horas por dia, 7 dias na semana. Mas sem Bíblia, sem Oração e sem Tratamento de Vida não vamos a lugar algum. A horizontalidade só tem valor se for pra fortalecer a verticalidade, em outras palavras: Cristo em nós é a esperança da glória, sem Jesus não dá, sem Ele nada podemos fazer. Avalie e intensifique tua comunhão com Deus, alimente o espírito com os meios de graça e depois sim vamos celebrar em família.
Beijinhos em todos
Osias
amém!
e de que adianta a ansiedade? tentar resolver tudo sem Jesus…
num dá certo mesmo…