Jr 16 – 18
Jr 17: 7 – “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor.”
“Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor! (…) Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.” (Jr 17: 5, 9 – 10)
Em meio ao caos em Israel, Deus revela seu desejo de resgatar seu povo das trevas (Jr 15: 19 – 21 e Jr 16: 14 – 15) e para isso Ele dá uma dica muito importante. O coração do homem é naturalmente mau, a tendência dele é fazer o que é errado e desagradar o Pai. O Senhor conhece muito bem o nosso coração e só Ele é capaz de sondá-lo e nos mostrar aquilo que está errado, para que nos arrependamos e permaneçamos nos seus caminhos.
Por isso devemos confiar no Senhor somente, pois dEle é a justiça e a verdade. Se confiamos nos homens somos malditos, nos desviamos da verdade e caímos nas trevas.
2 Co 3:4-5 : E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus.
Confiar é se lançar em fé, procedendo sempre de acordo com o que cremos.
quem confia em Deus não anda ansioso!