Ez 29 – 31
Ez 31: 14 – “Porque todos os orgulhosos estão entregues à morte e se abismarão às profundezas da terra, no meio dos filhos dos homens, com os que descem à cova.”
Se tem uma coisa que a carne se agrada é ser reconhecida, ser valorizada e exaltada. Todo pecado é gerado pela independência do homem de Deus, fruto de um egoísmo do homem em querer ser o centro de sua própria vida e antes que alguém fale que cada um faz o que quiser com sua vida, eu pergunto: que vida você tem?
“Todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3: 23) e “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6: 23); logo, podemos dizer que temos uma morte, mas vida nós já perdemos! Viver uma vida para si nada mais é do que alimentar sua morte que já está decretada! O lugar dos orgulhosos é na cova!
Ah, mas a soberba se encontra em desígnios tão pequenos do meu coração… As vezes ela se manifesta pela ira, pela sensualidade, pela avareza, as vezes eu nem percebo que ela se manifestou e as vezes eu sou soberbo com aparência de humildade. Quão fraca é a minha carne! Como discernir ela? O que fazer para vencê-la?
O sangue de Jesus foi derramado! Sim, o sangue inocente e puro foi derramado em sacrifício a minha desgraça! Cristo me lavou no batismo e veio morar em mim. Hoje Ele me sonda o coração, trata o meu caráter, molda minha vida e mata minha soberba. A vida que tenho hoje não é minha, pois Jesus quem vive em mim; sendo assim, viverei eu para alegrar a única vida que vive em mim!
Meu Maior Inimigo
O homem que se deixa levar pela carne ou pela alma jamais vai entender as coisas do Espírito. A carne e a alma são extremamente egoístas e querem dominar, quem não é guiado pelo Espírito não é filho de Deus, não tem parte com Cristo e continua carregando a herança pecaminosa de Adão.
A lei do pecado e da morte que carregamos dentro de nós precisa estar anulada pela lei do Espírito e da vida, este processo de santificação é o dia a dia de todo discípulo de Jesus, até a volta de nosso Senhor, onde seremos glorificados.
Na porta, quando entramos no reino de Deus, somos justificados, no caminho estamos sendo santificados e o alvo é a glorificação: passado, presente e futuro. Estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida.
Jesus teve que morrer para criar uma nova raça, primeiro com os que estavam no Seio de Abraão no Hades: ele trouxe cativo o cativeiro para o Paraíso, e segundo com os que nascem de novo em Cristo, que é morrer para Adão e nascer pertencente à raça do último Adão: Jesus Cristo. Hoje em dia, portanto, só existem dois tipos de pessoas no mundo, quem estar em Adão, e para isso você só precisa nascer, e quem estar em Cristo, e para isso precisa nascer de novo, se arrepender, deixar de ser independente e passar a ser dependente de Deus, se batizar em Cristo nas águas por emersão e receber o dom do Espírito Santo.
O meu maior inimigo sou eu mesmo, minha carne e minha alma me separam de Deus, por natureza eu vou sempre fazer minha vontade e nunca a vontade de Deus, Jesus nos ensinou a tomar o Seu Jugo, que era nunca fazer a Sua vontade e sim, sempre a vontade do Pai.
Quando vivo para mim mesmo eu só penso em mim, fico no centro de tudo, não me importo com os outros, tudo o que faço é para minha própria felicidade. Deus não me chamou para ser feliz e sim para ser santo. Minha felicidade é Jesus e o seu propósito eterno.
Quando me deixo levar pela minha carne ou pela minha alma estou convivendo com o pecado, com a mentira e o engano, com o adultério e a prostituição, com a impureza e a lascívia, com idolatria e feitiçaria, com inimizades e ira, com discórdias, dissensões e facções, com bebedices e glutonarias, com o orgulho e a soberba, com o egoísmo, com a inveja e o ciúme, com a avareza e todas estas coisas que nos farão ficar de fora do reino Deus.
Na Cruz Jesus nos justificou, perdoou os nossos pecados, Ele tratou com o velho homem, o agente do pecado foi crucificado com Ele e agora não somos mais escravos do pecado e sim servos da justiça, na cruz Jesus crucificou a lei que não é mais a base para a nossa vida e também desmascarou e envergonhou o diabo, na cruz Ele crucificou o mundo, o cosmo, o sistema organizado anti-Deus, a geração de Caim sempre atrás do entreterimento, flautas, instrumentos cortantes e tendas. Temos que aplicar a cruz em todas as áreas da nossa vida.
Eu quero viver o céu agora, o céu é uma pessoa e não um lugar, o céu é Jesus e a vida eterna é conhecer a Ele e viver para Ele.
Beijos: Osias
”Tomai sobre vos o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coraçao; e encontrareis descanso para as vossas almas.” MT 11.29