Ez 34 – 36

Ez 34: 12 – 13 – “Porque assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; livrá-las-ei de todos os lugares para onde foram espalhadas no dia de nuvens e de escuridão.”

“Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, vestis-vos da lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim, se espalharam, por não haver pastor, e se tornaram pasto para todas as feras do campo. As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo elevado outeiro; as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a terra, sem haver quem as procure ou quem as busque.

Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, visto que as minhas ovelhas foram entregues à rapina e se tornaram pasto para todas as feras do campo, por não haver pastor, e que os meus pastores não procuram as minhas ovelhas, pois se apascentam a si mesmos e não apascentam as minhas ovelhas, – portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu estou contra os pastores e deles demandarei as minhas ovelhas; porei termo no seu pastoreio, e não se apascentarão mais a si mesmos; livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que já não lhes sirvam de pasto.” (Ez 34: 1 – 10)

Dura a palavra de Ezequiel para os pastores de Israel. Por um lado nos enche de esperança ver o coração lindo de Deus em não desistir de nós nunca, pois Ele se dispôs a ir atrás de todas as ovelhas perdidas e todos nós sabemos que Ele enviou seu filho unigênito que morreu pelos nossos pecados para resgatar seu propósito eterno.

Mas por outro lado, se olharmos para a igreja hoje, que é o povo de Deus, quem são os pastores? Creio que o recado aqui é para todo discípulo que já desenvolveu maturidade para cuidar de vidas (ou deveria ter desenvolvido). Será que nós temos tido a carga que Deus espera de nós? Temos dado a nossa vida pelos nossos discípulos, pelos irmãos mais novos, os recém convertidos (afinal nossa responsabilidade não está limitada apenas de quem cuidamos oficialmente, mas somos responsáveis por todos)? Deus quer que fortaleçamos as ovelhas fracas, curemos as ovelhas doentes, liguemos as ovelhas quebradas, tragamos as ovelhas desgarradas e busquemos as ovelhas perdidas para que elas não se espalhem e sejam devoradas pelas feras do campo. Deus quer que a gente dê nossas vidas pelas vidas de nossos irmãos. Não menosprezemos aquele por quem Cristo derramou seu sangue.