Dn 1 – 2

Dn 2: 17 – 18 – “Então, Daniel foi para a casa e fez saber o caso a Hananias, Misael e Asarias, seus companheiros, para que pedissem misericórdia ao Deus do céu sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem com o resto dos sábios da Babilônia.”

Quando chega aos ouvidos de Daniel que o rei havia mandado matar todos os sábios da Babilônia por que não havia encontrado ninguém que o dissesse o que ele tinha sonhado e dado sua interpretação, a reação de Daniel foi buscar seus companheiros para orarem e buscassem orientação de Deus.

Se formos analisar essa atitude, podemos encontrar outros exemplos na Bíblia que mostram o princípio do companheirismo funcionando. Jesus disse que onde dois ou três reunidos no nome dEle, Ele estaria ali (Mateus 18: 20); Jesus enviou seus discípulos de dois em dois para pregarem (Marcos 6: 7). Tudo fica mais fácil quando dois estão juntos para fazerem a obra, orarem juntos e se aconselharem. Daniel conhecia bem esse princípio, não quis andar sozinho, buscou ajuda de seus companheiros e logo teve uma resposta de Deus, que o revelou o sonho do rei e sua interpretação.