Mc 1 – 3
Mc 3: 35 – “Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.”
Pai, mãe, irmãos, são tantos vínculos que nos ligam aqui na terra e não só entre familiares, mas até mesmo laço de amizades que construímos e são de muita importância para nós. Mas tanto temos falado de investir na eternidade, o que será que levaremos para o céu?
Jesus já sabia muito bem o tipo de relacionamento que tem valor eterno e investia nisso. Ele se tornou o primogênito de muitos irmãos (Romanos 8: 28 – 29) de uma só família, a igreja. A melhor forma de investir nessa família no tempo de vida que temos aqui na terra são de duas formas:
1- Edificar nas juntas e ligamentos do corpo de Cristo, ou seja, colocar o que falta na vida dos irmãos. Orar pela igreja, cuidar dos mais novos e dos mais fracos para que permaneçam e cooperar para que os irmãos estejam sempre juntos e, quando estiverem juntos, que profetizem, louvem a Deus e falem de Jesus;
2- Proclamar o evangelho para que mais pessoas conheçam do amor de Cristo e se convertam dos seus maus caminhos. Sendo assim, a família de Cristo cresce e o Pai se agrada em ver seu propósito se cumprindo.
Quando entendemos o evangelho do reino, é fácil entender o verdadeiro significado de família. Nada pode vir na frente de Cristo. Assim que nos convertemos, queremos que todos nossos familiares sejam salvos, mas nossa famiília passa a ser o Corpo de Cristo.
A. A PALAVRA DE DEUS.
1. A VERDADE QUE DEVE SER PROCLAMADA E CRIDA.
a) O MUNDO VIVE DEBAIXO DA MENTIRA E DO ENGANO
(1) O CORAÇÃO DO HOMEM É ENGANOSO, PROPENSO NÃO APENAS A MENTIR, MAS A CRER NA MENTIRA. (RM 1.18 – DETÊM A VERDADE; 2TM 4.4 – NÃO QUER A VERDADE).
(2) VIVE DEBAIXO DA INFLUÊNCIA DO PAI DA MENTIRA (JO 8.44)
(3) A MAIS ALTA CIÊNCIA HUMANA ESTÁ CHEIA DE ENGANO, IGNORÂNCIA E MENTIRA (DARWIN, BIG-BANG, TERRA QUADRADA, ETC).
(4) OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SÃO PODEROSOS NA MENTIRA.
b) DEUS NOS DEUS A VERDADE
(1) JESUS É A VERDADE (JO 14.6).
(2) JESUS ERA CHEIO DE VERDADE (JO 1.14)
(3) JESUS ENSINOU A VERDADE (JO 1.17; 8.40).
(4) MANDOU O ESPÍRITO DA VERDADE (JO 14.17 – DENTRO DE NÓS; 15.26 – FALA DE CRISTO, A VERDADE; 16.13 – GUIA A TODA VERDADE).
c) ESTA VERDADE LIBERTA (JO 8.32) E SANTIFICA (JO 17.19). É PODEROSA (RM 1.16 C/ GL 2.5, 14).
d) ESTA VERDADE ESTÁ NA IGREJA (1TM 3.15).
e) É INDISPENSÁVEL PROCLAMAR A VERDADE. A IGREJA SÓ É BALUARTE QUANDO PROCLAMA A VERDADE (2TM 2.15)
f) ENTENDENDO MC 1.15. ARREPENDIMENTO E FÉ
g) NOSSO ENTENDIMENTO (HISTORICAMENTE): NO INÍCIO (ANOS 70): W. NEE – KERIGMA – RM 7 (O SANGUE E A CRUZ) => POUCO FRUTO.ANOS 79-80: IRMÃOS DA ARGENTINA. –INDEPENDÊNCIA/ARREPENDIMENTO (O SANGUE E O SENHORIO) => EXCELENTE FRUTO. MAS ERA INCOMPLETO. PRIMEIRAS CORREÇÕES: SYNARA. O BISÃO. VOLTA A RM 7. UMA DÚVIDA: O QUE É MESMO O PECADO? O MEU TEMOR. A RESPOSTA ERA SIMPLES. AS DUAS COISAS.
2. O MANDAMENTO QUE DEVE SER ENSINADO E OBEDECIDO.
a) JESUS TAMBÉM ENSINOU A ANDAR NA VERDADE. TINHA UM ENSINO PRÁTICO PARA TODAS AS ÁREAS DA VIDA. ESTA É A DOUTRINA (CONCEITO RESTAURADO – MT 7.28; TT 2.1).
b) É UMA DAS COISAS QUE TEMOS QUE MAIS IMPACTA. PORQUE? PORQUE O ENSINO DE JESUS É PRÁTICO, É SIMPLES E RESPONDE TODA E QUALQUER PERGUNTA QUE O HOMEM TENHA SOBRE A SUA VIDA.
c) ENTRETANTO TEMOS DEBILIDADES E ASPECTOS ONDE MELHORAR.
(1) FALTA DE MATERIAL ESCRITO. MUITOS ASSUNTOS QUE NÃO TEM NADA ESCRITO
(2) O MATERIAL QUE TEMOS ESCRITO É UM POUCO EXTENSO.
(3) FALTA APRENDER A ENSINAR VERBALMENTE COMO JESUS FAZIA (POUCA EXPLICAÇÃO E MAIS REPETIÇÃO). ESTA ERA A VERDADEIRA CATEQUESE
3. O MODELO A SER SEGUIDO.
a) NÃO SÃO VERDADES PROCLAMADAS NEM MANDAMENTOS A SEREM OBEDECIDOS, MAS EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS.
b) ESTÃO BASICAMENTE NOS LIVROS HISTÓRICOS (EVANGELHOS E ATOS). UM POUCO NAS CARTAS.
c) MOSTRAM-NOS COMO JESUS E OS APÓSTOLOS ATUAVAM.
d) DEVEMOS DISCERNIR O QUE É CONTEXTO DA ÉPOCA DO QUE É ESTRATÉGIA DIVINA PARA TODOS OS TEMPOS.
e) NÓS TEMOS PROCURADO ENTENDER E SEGUIR DE TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS (IGREJAS NAS CASAS, ESTRUTURA DE RELACIONAMENTOS, ENSINO NÃO CENTRALIZADO NO PÚLPITO, ESTAR NAS RUAS, TRABALHAR COM O ÓIKOS, DIREÇÃO SEM INSTITUCIONALIZAÇÃO, ETC.).
4. ADMOESTAÇÕES E EXORTAÇÕES QUE CORRIGEM, REPREENDEM E ANIMAM.
a) TAMBÉM NÃO SÃO VERDADES NEM MANDAMENTOS. APESAR DE APARECER NA FORMA IMPERATIVA, NÃO É MAIS UM DIDAQUE, MAS UMA ADMOESTAÇÃO. MUITAS VEZES APARECE NA FORMA DE SÚPLICAS. “ROGO-VOS”.
b) SÃO PALAVRAS IMPORTANTÍSSIMAS QUE SACODEM, DESPERTAM, LEVANTAM, REORDENAM, ANIMAM, INTERFEREM NA PRÓPRIA VONTADE DOS DISCÍPULOS AJUDANDO-OS A CORRIGIR SEU RUMO, ARREPENDER-SE DE MAUS CAMINHOS, SAIR DE LETARGIA, AVANÇAR, NÃO SE ACOMODAR, NÃO ESMORECER, PERSEVERAR, ETC.
c) EXEMPLOS: HÁ MUITOS NAS ESCRITURAS.
(1) JESUS: AS PARÁBOLAS DA FIGUEIRA, DAS DEZ VIRGENS, DOS TALENTOS.
(2) OS APÓSTOLOS: RM 12.1-2; 2CO 13.5; GL 1.6-9; 3.1-5; 4.14-20; 1TS 5.1-11.
(3) A CARTA AOS HEBREUS ESTÁ REPLETA:
(a) 2.1-3 – COM AVISO E COM PERGUNTA
(b) 3.1-2 – IMPERATIVA
(c) 3.12-14 – EXORTATIVA COM CONDIÇÃO.
(d) 4.1-2 – IMPERATIVA
(e) 4.14-16 – IMPERATIVA COM PROMESSA
(f) 6.9-12 – COM RECONHECIMENTO; EXORTATIVA.
(g) 10.19-25 – IMPERATIVA
(h) 10.26-31 – COM AVISO
(i) 10.32-39 – IMPERATIVA COM PROMESSAS E RECONHECIMENTO
(j) 12.1-3 – IMPERATIVA
(k) 12.4-13 – IMPERATIVA COM EXPLICAÇÃO
(l) 12.14 – IMPERATIVA COM AVISO
(m) 12.28-29 – IMPERATIVA
(n) 13.22 – COM SÚPLICA
d) O ESPÍRITO DA ADMOESTAÇÃO É O ESPÍRITO DA PROFECIA. A ADMOESTAÇÃO DADA COM GRAÇA E UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO É BASICAMENTE UM DOM PROFÉTICO. É UMA MANIFESTAÇÃO INDISPENSÁVEL NA CASA DE DEUS.
e) O PROFETA EM QUESTÃO DEVE ESTAR COM SEU CORAÇÃO ENVOLVIDO COM QUEM O OUVE. PAULO MUITAS VEZES CHORAVA AO ADMOESTAR (AT 20.19, 31); ATÉ MESMO ESCREVENDO (2CO 2.4; FP 3.18); VALORIZAVA AS LÁGRIMAS DO DISCÍPULO (2TM 1.4). É PORQUE A ADMOESTAÇÃO É PARA SER DADA POR ALGUÉM QUE ESTÁ CARREGADO COM A SERIEDADE DOS CÉUS E QUERENDO TRANSMITIR ESTE SENTIMENTO DE URGÊNCIA, DE SERIEDADE E DE TEMOR.