“Disse Deus: Haja Luz; e houve luz” (Gênesis 1: 3)
Certo menino que cresceu na fazenda foi com seu pai para uma cidade grande pela primeira vez da sua vida. Ao olhar para aquelas grandes construções, o filho, maravilhado, se volta ao pai e pergunta: o que são estas coisas enormes? Como que elas são feitas? O pai então responde: são montanhas, meu filho, ao longo de bilhões e bilhões de anos estas montanhas sofreram com as variações de temperaturas, ventos e outros desastres naturais, foram sedimentados e formaram tudo isto que você está vendo, inclusive as cavernas onde as pessoas moram e trabalham.
Não precisa ser muito inteligente para saber que esta explicação está longe de ser verdadeira. Uma cidade inteirinha planejada, edifícios construídos com sistemas de eletricidade e abastecimento de água, espaços bem aproveitados e distribuídos, desenhos arquitetônicos mais variados, tudo isto jamais seria obra do acaso, como se uma sequência de atividiades aleatórias durante bilhões de anos tivesse feito algo tão exato.
O primeiro versículo da Bíblia diz que “no princípio, criou Deus os céus e a terra.”. Se pode ser dito que um prédio é tão complexo que jamais seria construído por si só, quanto mais o universo, os planetas e toda a criação. Deus criou tudo de uma maneira rápida, simples, perfeccionista. Ele criou a matéria e juntou como quis para criar o que quis da maneira que quis.
O projeto da criação estava pronto para ser iniciado, os anjos formaram uma platéia para assistir o espetáculo que Deus preparara, havia uma enorme expectativa neste dia. Se numa noite de reveillon milhares de pessoas se reúnem para ver o show de fogos de artifícios nas grandes cidades pelo mundo, imagina como foi neste dia? Deus começou em grande estilo; logo no primeiro dia, Ele já cria uma enorme explosão de luz, algo de apenas 300 mil km/s de velocidade saiu preenchendo um enorme vazio. Deus vê o que fez e fica satisfeito, era tudo perfeito, seu projeto havia iniciado, os anjos aplaudiam e louvavam o Grande e Poderoso Deus! Quanta sabedoria! Quanta majestade! Quanta santidade!
Excelente texto! Muito me edificou e edificará a outros.